segunda-feira, julho 17, 2006

Comentário

Comentário

 

 

Não que eu seja paranóica (nãããããããoooo, que ideia), mas.

Esta porra do Líbano e Israel.

Pelo que tenho lido e visto nas notícias, Israel partiu com uma ideia errada da força que o Hezbollah possuía - i.e., fez merda.

Pensavam, pá, aquilo são uns petardos, não aleijam ninguém, ‘bora invadir um país!

- ‘Bora! - disseram todos em coro.

Mas depois aquela merda começou a doer.

E agora pá? Ó que chatice, parece que a gente se enganou...

- Pois parece.

Mas não desistem, os gajos. Continuam a malhar. Agora têm de ir até ao fim. Destruir o máximo que conseguirem - no Líbano, claro.

O que me leva a perguntar: mas que raio de espiões é que vocês têm, pá? Não valem um penico. Eu punha-os de castigo: nada de bolachinhas durante um mês.

Israel, perante a imensidão da borrada que fez, já percebeu que tem de retirar o mais depressa possível. E se tiver de bombardear o país inteiro para “limpar”a região - é o que fará.

Já percebi, mais ou menos, e pelo que vejo nas notícias, que é esse o plano de acção. Eu de politica e estratégia (estratégia?) militar não percebo pevide.

Mas o que me preocupa é o seguinte.

A Síria, tem, por acaso, força nuclear? Ogivas nucleares?

É que me parece que Israel é capaz de ter.

E Iraque vai a caminho...

E quem é que vende o armamento militar ao Iraque, não é a Rússia?

O que é que acontece se Síria for atacada???????

Aquilo não cai tudo como um castelo de cartas?

Não só ali. Não só ali.

Sim, Israel já percebeu que fez merda.

 

E não me parece que uma força internacional na região fosse resolver fosse o que fosse. Provavelmente ia fazer pior. Penso que toda a região ia encarar isso como Outras Ocupação Internacional - como é o caso do Iraque.

E todos nós sabemos como é que isso se está a resolver super bem, não é...?

Ou seja, Israel fez merda e se não resolver a merda que fez quem fica na merda somos todos nós.

E como é que a população libanesa vai encarar o Hezbollah depois disto tudo?

Vai dar-lhe mais apoio, menos apoio? Ou vai ficar caladinha porque, na zona, pelo que tenho lido, quem se atreve a criticar o Hezbollah ganha um bilhete expresso para o outro mundo?

Ah sim, pois, os libaneses agora vão todos falar contra o Hezbollah, expulsá-los do país e tal e tal e tal e depois volta a malta a ser toda a amiga.

That will work. Sure.

E no Menino Jesus, também acreditam?

Ah pois, são judeus.

(Compreendo.)

 

Aquela inteira região, o Médio Oriente, deixou de ter o potencial de nos lixar a vida a Todos - para passar à Concretização desse potencial.

 

Quando um não quer, dois não lutam (ou dançam ou whatever).

Mas começo a perguntar-me: será que isso resulta ali?

Há demasiado orgulho de ambos os lados. Aquele medo de perder a face, a necessidade de se mostrar mais forte que o oponente. São duas mãos entrelaçadas, perpetuamente, no ódio.

 

Talvez se se resolvesse o problema do orgulho o resto se resolvesse também.

 

Pois.

 

O que eu penso também é que a comunidade internacional está a olhar para aquilo e a roer as unhas e a correr de um lado para o outro, em pânico, agitando os braços, e a gritar: meu Deus, o que é que vamos fazer! O quê!!!!!!!!!!!

 

É que não me parece que ninguém saiba.

 

 
 

Sem comentários: