sábado, agosto 02, 2008

Saturno e Quíron

Só agora me dei conta do seguinte:

- o regente do meu nódulo norte (Capricórnio) é Saturno que está na casa 8 em Caranguejo, que por acaso é a casa onde também está o meu nodulo sul (mesmo signo). E penso que estão em conjunção porque Saturno está a 0º Caranguejo e o nódulo sul a 7º.

Portanto venho de um passado bastante "pesado", particularmente em questões de família.

Mas! (E só agora é que dei conta.)

Saturno (regente do nódulo norte em Capricórnio, relembro, sendo o n. norte aquilo que é suposto aprendermos nesta vida, a nossa direcção, o nosso caminho) tem os seguintes aspectos:

- semiquadratura ao sol
- oposição à lua
- sextil a Marte
- biquintil a júpiter
- quadratura a plutão
- Quintil a quiron
- trígono a Pallas (uma vez que a maioria são aspectos ditos difíceis, julgei que era bom mencionar o trígono!)
- sesquiqudratura ao Ascendente
- sextil ao MC

Saturno está envolvido em metade dos quintis e biquintis que eu tenho. Li que são aspectos de algum tipo de talento especial. Não consigo descobrir uma interpretação para Saturno/Quíron envolvidos neste aspecto.
Portantesssss! Fui à procura de outro, positivo. Aqui fica (pode não ser a interpretação correcta, mas ao menos dá-me umas "luzes"):

[Fonte]

"Chiron sextile Saturn is a powerful aspect which exemplifies the mature and productive qualities of Saturn and stabilizes Chiron. There is a tendency for Saturn to be stronger than Chiron, as Zane Stein noted, but I believe that is because the Saturn archetype is so well defined in consciousness, and the Chiron archetype is just emerging. Normally, two planets in sextile are balanced. As a result of the absence of a Chiron archetype in the collective, the tendency is toward over-pragmatism, i.e. the native is attuned to Chirotic energy but tries too hard to nail it down. The tendency is toward too much left brain identification and too little intuition. [Não sei se isto se aplicaria a mim porque eu dependo Demasiado da intuição na astrologia, penso que deveria ser ao contrário - o que talvez explique o Quintil de Saturno a Quiron, se calhar tenho essa habilidade de ser mais Racional, mais Pragmática! - mas ainda não me dei conta dela...]
A well-known and excellent medical astrologer has Chiron in the sixth in Leo sextile Saturn in the fourth in Gemini. She has great healing skills but she tends to shut down her ability to heal intuitively by analyzing her work [se calhar é isto o que eu tenho de aprender a Manifestar - ser menos intuitiva e analisar mais o meu trabalho]. Her written work is of great value. Occasionally she is overwhelmed by Chiron funneling into her integrative and communicative Saturn, and she accomplishes remarkable physical healings. I would predict that she will be stimulated by right brain energy at her Chiron return in August 1993 and become a great physical healer..."

Também:

"...and ideally his Saturn in the eighth house squaring Chiron/North Node in the fifth would mature him into a great, wise old-man teacher."

O meu Saturno está na 8 (olá Saturno! Note to self: ser mais simpática para Saturno, normalmente costumo dar mais atenção a Plutão e ele se calhar chateia-se :p) e o meu Quíron está na casa 5, próximo da cúspide da casa 6 (às vezes não sei muito bem como interpretá-lo).

Se calhar quando for velha vou ser super-sábia nestas coisas da astrologia, lol :p

Mas tudo isto para dizer o quê?
Bom, pensei o seguinte: será que a energia do Biquintil (A júpiter) e do Quintil (a quíron) são talentos que eu trago de vidas passadas para me ajudar melhor a percorrer o caminho nesta? Porque os restantes aspectos, na sua maioria, são mauzitos! Só tenho um trígono, a Pallas (habilidade para reconhecer padrões. Pallas penso que também está relacionada com a energia guerreira, em termos de estratégia - se calhar fui um bom estratega militar no passado!), no entanto a Pallas está na casa 12, portanto de algum modo "invisível" ou eu não tenho consciência da sua energia (se calhar devia ter ido para general, quem sabe...).

O que quer dizer que as "ajudas" que eu tenho nesta vida - são por parte de Quíron e Júpiter (e é interessante estarem ambos retrógados... lições repetidas, again and again).

[Esqueci-me de mencionar os sextis a Marte e MC. O que me leva a pensar: Quando eu aprender a ser Disciplinada e Estruturada e menos caótica, vou estar a cumprir o meu NN em Capricórnio. E outra coisa: Quíron e Marte - na casa 6 - estão em conjunção - novamente ajudar os outros para me ajudar a mim própria... Será que eu sou... altamente Desciplinada e com um super talento para a organização e ainda não o descobri?!?!?! Se calhar não me lembro, lol.
Isto é confuso.]

Por outro lado - se Saturno rege o meu actual caminho (n. norte em Capricórnio) também é um peso que transporto da vida ou das vidas passadas (Saturno em conjunção com o Nódulo Sul, em oposição à Lua, que rege o n. Sul) - nomeadamente em relação a temas relacionados com a família e com a expressão emocional.

Um peso e ao mesmo tempo uma oportunidade de avanço?
Uma ajuda do passado para me ajudar no presente e futuro? Algo que no passado foi um peso e se torna numa ajuda nesta vida?

Bom... estou mesmo obcecada com isto. Começo a procurar informação sobre um aspecto ou outro e fico aqui Horas.

É altura de desligar o PC!


Quem tiver Quintis e Biquintis esteja à vontade para me dizer no Guestbook como é que se manifestam ou têm manifestado na vossa vida (não me perguntem que eu também não sei, lol!)

/Dunya out

*EDIT*

Para acrescentar o seguinte:

"Healing ability: A prominent Chiron can indicate healing ability. In general, the number of aspects between Chiron and the other planets indicates the degree of healing potential..."

"Chiron - Saturn: Where were you in 1966? It was the year of Haight-Ashbury, a period of general stress in families and the greater social culture, and Saturn was conjunct Chiron. Chiron and Saturn is a tough placement regardless of the aspect. It often indicates problems with father and authority figures. The native may struggle to find their own place in the world as a result of abandonment or abuse during childhood. Society and culture at large can be viewed with distrust and suspicion. If the aspects are positive, and the native takes the time to learn about their own motivation, they can become powerful authority figures, teachers and leaders themselves. If they are unable to overcome the cynicism of the placement they can fall prey to bitterness and reject social contact altogether." [Aqui vou-me concentrar mais nos aspectos positivos.]

Portanto... "healing habilities" from the past (eu concentro-me sempre no positivo - lua em sagitário, sol em leão :p).  E talvez eu vá ser uma figura de autoridade no campo do oculto, quiçá :p (mas tipo, 'tou mêmo a adivinhar: quando já for muito velhinha e tiver 97 anos - e depois morro logo no ano a seguir, LOL!)

O eclipse de ontem activou a minha casa 9, não admira que eu ande obcecada com estas matérias.

*Vou almoçar*

Sem comentários: