sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Camilo Castelo Branco

Estive a dar uma olhada no mapa natal astrológico do Camilo Castelo Branco. Descobri porque é que ele me inspira! Bom, não vi tudo com grande profundidade, mas uma coisa chamou-me a atenção:

- no mapa natal dele há um grande trígono em terra entre: Vénus em Touro, Neptuno em Capricórnio e! o asteróide Ágata em Virgem! Logo não é de admirar que eu me sinta inspirada cada vez que leio um livro seu.

A sinastria também é interessante:
- o Nódulo Norte dele está a 25º Sagitário. A minha Lua natal está a 26º Sagitário. Os nossos Plutões natais estão em oposição partil. Interessante é o asteróide Ágata estar, no meu mapa, a 2º32 Carneiro e o Plutão natal de CCB estar a 2º29 Carneiro :D A três minutos de estar exacta a conjunção, lol.
- Tanto ele como eu temos a conjunção entre Marte e Quíron em Carneiro (só que a dele é mais exacta).
- o Saturno do CCB em Gémeos faz trígono aos meus planetas natais Plutão e Júpiter (em signos de ar, ou seja, mentais, intelectuais).
- Os nossos Uranos natais estão numa quadratura partil (exacta ao grau).
- Os nossos Júpiteres estão opostos e ambos retrógados.
- E há outras oposições também interessantes.

This is fun :D
Se tiver paciência ainda me ponho a analisar o mapa astrológico do homem.
Ah:
- o seu Sol natal está a 25º Peixes. A 16 de Março (por acaso o dia em que nasceu...) vai haver uma Lua Nova nesse grau. Talvez haja algum tipo de notícias sobre este escritor por volta dessa altura.

A sua morte, por suicídio, deu-se, segundo este link, a 1 de Junho de 1890.

Nesse dia os trânsitos astrológicos relevantes são os seguintes:
- Sol, Mercúrio, Plutão e Neptuno nos graus iniciais de Gémeos, mesmo em cima do seu Saturno Natal a 2º Gémeos (Gémeos está relacionado com a visão. Se não estou em erro, Camilo matou-se porque estava a ficar cego).
- Quíron em trânsito a 19º Caranguejo, numa oposição exacta a Urano natal a 19º Capricórnio. No mapa natal Urano e Quíron estão envolvidos numa quadratura. Será que o seu suicídio causou muita dor (Quíron) e choque, espanto (Urano) a muita gente? Provavelmente deve ter sido algo bastante chocante.
- Interessante também é o facto de Marte em trânsito (relacionado com a nossa vitalidade física) estar a 4º Sagitário, directamente oposto a Neptuno em trânsito a 4º Gémeos. Grande confusão mental a exacerbar um pessimismo natural que ele tinha (esta oposição estava a afectar o seu Saturno natal em Gémeos). Novamente, no mapa natal, vê-se que Marte e Neptuno estão relacionados numa quadratura em signos cardeais (ele devia ser um bocado para o lado do impulsivo e talvez tivesse alguma propensão para não ver as coisas claramente, deixando-se levar por ilusões - o que também é confirmado pelo Sol e Mercúrio natais em Peixes). Tudo isto me leva a pensar que o suicidio foi um acto irreflectido, "amadurecido" no pessimismo.
- Saturno em trânsito em Leão, possivelmente oposto à sua Lua natal em Aquário (sem hora de nascimento não dá para saber nem o Ascendente nem o grau exacto da Lua): indicador de uma possível depressão. Júpiter em trânsito estava a 12º Aquário - talvez a exacerbar essa dita hipotética depressão? Talvez muito perto da sua Lua, quem sabe?
- O Nódulo Norte em trânsito estava a 23º Gémeos - em conjunção a 2 graus de partil com o seu Nódulo Sul. NN em trânsito também numa quadratura ao Sol natal em Peixes.
- Urano em trânsito a 22º Balança, possivelmente num trígono com a Lua natal em Aquário (a notícia da sua morte correu rapidamente pelo público?). Este mesmo Urano em trânsito completa uma quadratura em T formada pelo Urano natal a 19º Capricórnio e o Quíron em trânsito a 19º Caranguejo.

Bom, e esta é a minha análise possível para os trânsitos astrológicos daquele dia. Em baixo deixo o mapa.



Adenda para acrescentar: Marte em trânsito estava num trígono em fogo com Júpiter natal. No mapa natal ambos os planetas, igualmente no elemento fogo, estão em trígono. O que me leva a pensar em: alguma "facilidade" naquele dia para uma acção impensada e Impulsiva (Fogo), acção essa fomentada por pensamentos negativos e uma, quiçá, já longa depressão. Coitado do homem. Ó, quem me dera ter uma máquina do tempo :/

Sem comentários: