sexta-feira, junho 18, 2010

Morte de José Saramago - astrologia [EDITADO :20 de Junho: MAPA]

Este vai ser um apontamento muito breve até porque ainda não tenho certezas sobre o seu mapa natal (nomeadamente a hora de nascimento que dá os ângulos correctos).

Vi várias coisas no mapa natal e progredido.

E depois vi os "Solar Arcs" (Arcos Solares).

A Lua, em Arco Solar, está a 19º Capricórnio. A 11 de Julho vai haver um Eclipse Solar a 19º Caranguejo, directamente oposto a Capricórnio. A sua Lua Natal (pela hora que coloquei, da qual ainda não tenho certezas absolutas) está a 19º Libra. Só signos cardeais, e tudo isto junto faz uma Quadratura em T. Noto, mais uma vez, que os eclipses podem estar já a actuar no mapa natal - mesmo antes de sucederem. Neste caso 3 semanas antes de se darem - o que é extraordinário. Há um eclipse lunar (fins) antes, que se dá a 5º Capricórnio. Ora a Vénus PROGREDIDA [EDIT: enganei-me aqui. A Vénus em Arco Solar está a 5º Peixes, um grau que não me agrada nada. Sempre que vejo o grau 5 de Peixes ele está sempre, de alguma maneira, associado com algo mau ou negativo ou doloroso.] está exactamente neste grau. E qual é o signo no início da casa 8, a chamada casa da morte?


É Balança - que é regido por Vénus, Vénus esta Progredida Eclipsada a 26 de Junho. Pensando melhor esta é provavelmente a melhor indicação astrológica da morte de José Saramago.

O ASC. está a 7º Peixes (devia ser 6º Peixes) porque no Astro não consegui colocar Azinhaga como local de nascimento e pus Tomar. Seja como for as posições dos planetas e graus são os correctos.

Mais coisas, do ponto de vista astrológico, sobre a morte de Saramago:
- Vénus é a regente da casa 8, a casa da Morte. Vénus natal está na casa 9: morte no estrangeiro.
- Vénus em trânsito está na casa 6 (Saúde), a fazer um trígono à Vénus natal na casa 9 (pelo que li a morte foi pacífica).

- Além disso Saturno em trânsito está mesmo em cima do Nódulo Norte natal a 28º Virgem: a sua missão na vida está enfim completa e ele pode seguir caminho? (Pensei isto: será uma Recompensa, a morte, por ter finalizado o seu trabalho?)
- Urano e Júpiter estão, por seu turno, a fazer conjunção com o Nódulo Sul a 28º Peixes (embora já em Carneiro, mas muito próximos deste grau): uma libertação de fardos e carmas passados?

- Juno em trânsito a 5º Caranguejo, em trígono a Júpiter natal em Escorpião na casa 8: esta morte vai deixar a sua mulher (Juno) muito rica. Eu sei que parece de mau gosto dizer uma coisa destas, mas estou apenas a olhar para os elementos astrológicos.

MAPA PROGREDIDO:
- Vénus Progredida (como já corrigi acima) a 5º Capricórnio, grau do próximo Eclipse Lunar a 26 de Junho (fins, neste caso morte; culminações, conclusões: uma conclusão definitiva sobre o seu estado de saúde frágil).
- A Vénus em Arco Solar está a 5º Peixes (não gosto nada de ver este grau, a sério) e o seu ASCENDENTE É... 6º PEIXES. O Ascendente representa, entre outras coisas, o nosso corpo. Neste dia a Vénus esteve envolvida de diversas maneiras. E a Vénus, para ele, era a regente da casa 8, a casa da morte. E Saramago morreu a uma Sexta-Feira: o dia de Vénus (em espanhol este dia chama-se Viernes; em francês Vendredi...).
(Adoro estas conexões...!)
Além de que é um Artista que morre, Vénus adquire ainda maior importância por isso.

- Outra coisa no mapa progredido de que só agora me dei conta: o seu Sol Progredido está a 22º Aquário. A Lua Nova a 12 de Junho foi a 21º Gémeos... - logo, fazia um trígono (novamente, algum tipo de facilidade). O Sol também representa a nossa energia vital, o nosso Ser. Este Sol Progredido está na casa 9 progredida (morte no estrangeiro) e no mapa progredido a Lua Nova deu-se na casa 12... (a casa 12 está relacionada com o Espírito, com o transcendente... uma Passagem "fácil"?)
- O Ascendente do Mapa Progredido é 3º Caranguejo: o que novamente remete para o eclipse lunar próximo a 5º Capricórnio (oposto a Caranguejo). Ou seja, vai dar-se em oposição à casa que representa a imagem, o corpo físico.

Para acabar só vou mencionar algumas coisas que vi no seu mapa de Retorno Solar 2009/2010:
- 4 planetas em escorpião (escorpião conectado com a casa 8, a casa da morte), dois deles, Lua e Vénus (Vénus novamente!) a 9º Escorpião, conjuntas ao grau!; Mercúrio está a 29º Escorpião. Cada vez que vejo qualquer planeta num mapa de Retorno Solar no grau 29 percebo que algo será terminado, resolvido, nesse ano. Leio-o sempre como "última oportunidade para..."
- Plutão está a 1º43' Capricórnio e Saturno está a 1º43'Balança: exactos ao minuto!!!!!! Plutão é regido por Saturno e Saturno é regido por Vénus - estamos sempre a voltar a Vénus, não é verdade?
- Algo que não mencionei: Lua e Vénus em conjunção em Escorpião também me fala de uma dor muito funda da mulher.
- Urano e Juno (representa a mulher, como disse antes) em conjunção exacta ao grau a 22º Peixes: a sua passagem terá sido algo chocante e repentina para a esposa, que provavelmente não estaria à espera que fosse tão rápido. Além disso este par Lua/Vénus estão em quadratura com Marte em Leão - uma raiva muito forte por parte dela, quiçá? Uma dificuldade em aceitar esta morte.

E pronto, quanto a análises, fico por aqui.

É (me) sempre muito fácil perceber as coisas Depois do evento ter ocorrido, de ler a explicação nos astros Após os eventos - o que eu queria era aprender a fazer isto Antes.

2 comentários:

Adelaide Figueiredo disse...

Olá,

Não vi ainda o mapa nem quaisquer trânsitos dos que faz referência no seu texto. Apenas li uma frase sua que eu queria comentar: é sobre o efeito dos eclipses. Os eclipses têm o seu pico máximo no mês que antecede o fenómeno e depois durante mais seis meses. Há quem diga que seis meses antes poderão haver efeitos já visiveis.

Abraço

Dunyazade disse...

Olá Adelaide;

muito obrigada pelo seu comentário!

Quando diz:

"Os eclipses têm o seu pico máximo no mês que antecede o fenómeno e depois durante mais seis meses."

Certamente é algo que já estamos a ver aqui! Tanto o eclipse lunar, a 26 de Junho, e o solar, a 11 de Julho, estão bem dentro da data que indica: ou seja, cerca de um mês antes a anteceder o fenómeno.

Quanto mais aprendo astrologia, mais gosto dela.

Um abraço :)