quinta-feira, dezembro 05, 2013

ITIN: E A SAGA CONTINUA



(Escrito a 3 Dezembro 2013.)

Chego a casa e um dos meus rituais é ir ao correio. Hoje já lá tinha à espera Outra cartinha vinda do Department of Treasury, Internal Revenue Service, dos Estados Unidos da América.  E dizia ela:

“In response to your Individual Taxpayer Identification Number (ITIN) application

We have rejected your ITIN (Form W-7) application” --> assim, em negrito e tudo.

Mas ó que raio, pá! Mas o que diabo querem vocês mais?! Eu já mandei os sacanas do documentos Todos, iiirraaa! Novo formulário w-7 preenchido, check; passaporte, check;  a copy of the notice (o anterior que recebi, não este, a rejeitar o 1º pedido feito), check; a copy of your tax return. Eeerrr, não, porque, tipo, NÃO ERA PRECISO. E vocês nem sequer fizeram esse pedido da primeira vez. Mas agora já é necessário?! Mas que merdinha!

Entonces cá estou eu a ligar para lá, pós States (Texas, actually) - número: 001-267-941-1000 - para perguntar: atão, que mais é que vocês querem? O primogénito? Cópia do ADN? MY SOUL?
Desconfio (desconfio) que talvez esta seja uma resposta à carta que eu enviei a 17 de Outubro, depois de me terem devolvido uma série de documentos, sem no entanto me darem uma resposta quanto ao meu pedido (essa só chegou uma semana mais tarde). Espero que seja isso. Porque desta vez não houve devolução de nada.

*Pensamentos Positivos, Ágata*
*Pensamentos Positivos!*

(Ainda estou em espera. O meu cartão PT Hello tinha, quando comecei a chamada, 3.50€. Espero ter saldo suficiente para esta chamada. Devo ter, o custo são poucos cêntimos. Julgo ter gasto apenas um euro e meio na última chamada para eles - que durou à volta de 50 minutos.)

*Waiting*
*Still*
“Our representatives are still helping other customers. Please continue to hold.*
Subtext - you’re just not that important to us. 

***
Fui atendida. Resposta: isto foi provavelmente “a computer generated notice”. Deve, segundo a pessoa que me atendeu, a Miss Williams, ter sido automaticamente gerado/criado pelo computador. A data que tinha era de 14 de Novembro (e chegou-me dia 3 de Dezembro), sendo que eu enviei o meu segundo pedido de ITIN, daqui de Portugal, no início de Novembro. O tempo de tratamento do processo e resposta são cerca de oito semanas. Logo é provável que este meu segundo pedido ainda não tenha sequer sido tratado. Terei de esperar pelo menos até ao fim do mês de Dezembro (e se não houver novidades até lá - nova chamada para os States). Portanto... let’s wait!

(Chiça, se eu soubesse que iria demorar tanto - tinha feito o pedido logo no início de 2013.)  

Sem comentários: