segunda-feira, setembro 23, 2013

PLANOS DE ESCRITA

(Publicado primeiro aqui: https://medium.com/writers-on-writing/a92f0a21a186 )
******

Planos de Escrita
Adoro fazê-los, tenho dificuldade em segui-los

Adoro, adoro, aliás tenho o hábito de fazer planos, imensos planos de escrita. Digo a mim própria e anoto-o:

“Amanhã escrevo três horas seguidas. Exacto. Das sete às dez da manhã.”

Ou: escrevo três mil palavras. Ou: duas mil palavras. O problema é que nunca os sigo. Tenho, porém, menos dificuldade em seguir à letra (salvo seja) os planos menos ambiciosos, aqueles que eu sei, com a toda a certeza, serem fáceis de cumprir. Por exemplo: escrevo durante quinze minutos. Ou: escrever quinhentas palavras. Facílimo. E simplicíssimo.

Porque é eu faço isto a mim própria? Se o soubesse! Quem sabe precise de terapia para conhecer e ir à raiz da questão. Penso que há muitos escritores a sofrerem de idêntico mal, da mesma maleita. Em parte sinto-me culpada por não estar a escrever mais, por estar a escrever Tão Pouco! Mas esta culpa não me ajuda em nada. Pelo contrário, contribui para o problema. Não me sinto produtiva e, por isso, sinto-me culpada; esta culpa, por seu turno, ajuda ainda menos à produtividade! E acabo por não escrever uma linha.

Talvez consiga mudar. Talvez. Não. Tenho de alterar o discurso interno: eu sei que sou capaz de mudar, de alterar o meu comportamento! Eu, Ágata, sou uma escritora Disciplinada!

(Vamos lá a ver se isto funciona…)

Fiz ontem um plano — e não o segui nem ontem nem hoje!

Suponho que a mudança começa com o primeiro passo ou, no caso dos escritores, com a primeira linha.

Portanto, vou ali escrever uma linha de um livro que já devia estar terminado.

/Dunya out

1 comentário:

Emília Silva disse...

Olá boa tarde, vim por curiosidade visitar o seu adorável blogue, e tenho a dizer que adorei e voltarei para outra visita.Segui o seu blogue.Aproveito também para a convidar a visitar o meu blogue e seguir se assim o desejar.Aqui fica o link http://emilysilva2010.blogspot.pt/