sábado, fevereiro 07, 2009
Análise Astrológica do Mapa Natal de Fernanda Câncio
ANÁLISE ASTROLÓGICA DO MAPA NATAL DE FERNANDA CÂNCIO MAIS TRÂNSITOS ASTRAIS
(16 de Fevereiro, 1964, Vila Franca de Xira, às 8h45: hora fornecida por um anónimo, portanto sem garantias de ser a correcta)
A hora e o local foram-me fornecidos anonimamente portanto não posso atestar pela sua fidedignidade. Se houver alguma incorrecção nos dados - grande parte da interpretação muda: o ascendente, a lua e a posição dos planetas nas casas natais. Um Júpiter na casa cinco vai ter uma expressão diferente da de um Júpiter na casa onze ou doze, por exemplo.
ELEMENTOS
Tem mais signos no elemento de fogo e ar (quatro cada) e apenas dois no elemento de terra, sendo estes dois planetas impessoais, Plutão e Urano. Contando com quíron e o nódulo norte tem quatro posições no elemento de água, emocional. Portanto há mais um impulso para a racionalidade, para o ser intelectual e menos um impulso para construir uma vida com um elemento prático, de bom senso, terra a terra. Impulsividade e fogosidade a mais (espero que ela não se ofenda, porque eu tenho exactamente a mesma configuração). Há também capacidade de se ligar ao lado emocional, sentimental e intuitivo da vida. Há, decerto uma carência do elemento terra, que faz a pessoa ser mais objectiva e ser mais prática, porém tem o nódulo sul (o que já aprendemos, os hábitos e padrões de comportamento arraigados trazidos de hipotéticas vidas anteriores) em Capricórnio na casa dez - portanto talvez essa carência do elemento de terra, que nos dá senso comum, não se faça sentir porque, e isto sobretudo no que diz respeito à carreira, à progressão profissional, a F. Câncio tem muito senso comum e muita competência. Só que essa competência, senso comum e sentido prático - são canalizados para arena do trabalho, da carreira e da progressão social e profissional.
QUALIDADES
Tem uma boa distribuição de signos cardeais (iniciadores de acção), fixos (os que persistem num dado rumo e não o mudam) e mutáveis (os que têm a capacidade de mudarem e de se adaptarem às circunstâncias). Um dos elementos não se sobrepõe significativamente a outro. Penso que sabe mudar de direcção quando é necessário.
Fernanda Câncio tem a maioria dos planetas concentrada no quadrante 4 (do MC ao Ascendente) e 1 (do Ascendente à casa quatro) da roda astrológica.
O quadrante 1 fala da necessidade do nativo ¨desenvolver as características singulares e a expressão de valores próprios, como a independência e a autonomia em relação ao exterior, visto que o ser age em função de si mesmo e das suas necessidades de expressão.¨ (1)
E no quadrante 4 o ¨eu é avaliado em função do colectivo, da sociedade¨. (1) O nativo procura contribuir para o colectivo, para o seu avanço, procura o seu espaço no seio de algo maior e comum. Portanto ela desenvolve um eu muito forte - mais vai pô-lo ao serviço de algo maior, vai Integrá-lo em algo maior e Superior a si.
ASCENDENTE, SOL E NÓDULO NORTE
Tem o Ascendente em Peixes, o Nódulo Norte em Caranguejo na casa quatro e o Sol em Aquário na casa doze.
Fernanda Câncio vai filtrar a experiência do mundo através de uma perspectiva muito intuitiva e empática relativamente às pessoas e situações ao seu redor. Vai perceber as coisas, vai ler o meio ambiente ao seu redor. Vai ter uma atitude de sacrifício por alguém ou por algo superior a si, uma causa, uma convicção espiritual. Como é um signo mutável vai possuir a capacidade de se mover, de se adaptar às situações. Pode ser muito emocional (e até irascivelmente emocional uma vez que a lua cai na sua casa um e está em Carneiro, mas já lá vamos) e sentir uma profunda simpatia pelo infortúnio dos outros. Intuitiva, empática - precisa de aprender a olhar e a desenvolver o seu eu interior, a criar uma segurança interna, emocional, a sair da ribalta (Nódulo Sul na casa dez em Capricórnio) e a cuidar mais do seu ser interior (e até da sua família - isto em termos estritamente emocionais). Só através dessa aprendizagem nesse caminho, conseguirá desenvolver plenamente as qualidades do seu Sol em Aquário na casa doze, um sol humanitário, que se preocupa com o bem-estar de todos, que acredita sermos todos iguais e merecermos todos as mesmas oportunidades e ao mesmo tempo crê que cada um tem o seu caminho e o auto-desenvolvimento de cada um não deve ser coarctado e interrompido por ninguém. Somos todos iguais na nossa diferença. Ninguém tem o direito de impôr nada a ninguém. Cada um tem o direito de se auto-expressar e de ser quem é, não somos caixinhas do mesmo formato que saíram, iguais, de uma mesma linha de montagem. Temos direito à nossa individualidade e a expressá-la.
Este sol na casa doze é um Humanitário, que ver o Mundo Progredir, quer que a Colectividade tenha a Empatia e Compaixão suficientes para aceitar as Diferenças de cada ser. Portanto se a F. Câncio aprender a mergulhar no seu próprio ser emocional, no seu interior, aprender a nutrir-se no seu refúgio, no seu espaço pessoal e privado (no lar), se desenvolver a capacidade de cuidar e nutrir a sua família - vai estar melhor preparada para materializar os desejos do seu Sol em Aquário.
(Porque o perigo é de agir a partir do N. Sul em Capricórnio e tentar Impôr a sua visão aos outros do que é correcto e humanitário.)
ASCENDENTE EM PEIXES
Cujo regente (moderno), Neptuno, está em escorpião na casa oito. Necessidade, a nível geracional, colectivo, de Transmutar os ideias espirituais? De os transformar por completo?
Segundo Luís Resina, nNeptuno neste signo expressa a ¨experiência de comunhão de ideais, a mística do poder, do dinheiro¨, do sexo, acrescento eu.
NEPTUNO NA CASA OITO
Segundo Luís Resina, o nativo com esta posição tende a identificar-se com grandes causas políticas ou religiosas e há um tenso desejo de fusão emocional com os outros. Pode deixar-se influenciar por ideais ou valores exteriores devido à extrema sensibilidade [confirmado com o Ascendente em Peixes]. Necessidade de transcender os limites do ego. As decepções são frequentes quando há demasiado envolvimento emocional. As áreas em que o maravilhoso, a desilusão e o sacrifício se misturam são os ideais colectivos, as sociedades de qualquer tipo e os assuntos que dizem respeito à vida sexual.¨ (1)
Já isto explica a sua grande necessidade de defender os direitos dos homossexuais e transsexuais. Há um idealismo nesta defesa. Para juntar à festa Neptuno aspecta todos os seus planetas em Aquário - muito idealismo na defesa dos direitos sexuais dos outros. Talvez até alguma dose de sacrifício, e até um desejo inconsciente de ser mártir na defesa destes direitos.
Segundo R. B. Vaughn (2), com o regente de Peixes na casa oito, o nativo ¨é desviado para estranhos estados de consciência nos quais o espírito tem ocasião de deixar o corpo e contactar outros níveis de consciência. O nativo tem talentos secretos que nem mesmo ele conhece, a não ser em horas de emergência, quando é capaz de exercer funções ou de elevar-se a estados de consciência que nunca imaginou. O poder da sexualidade é uma força vigorosa para o nativo.¨
Pergunto-me também se a Fernanda Câncio tem algum talento para as finanças, para o dinheiro, para os negócios - se obtém ¨informação¨ como que de canais superiores, lol. 'Tou a brincar. Quero dizer: se sabe sempre a hora exacta de fazer um negócio e de sair dele...
Portanto uma pessoa muito intuitiva (ainda mais confirmado pelo stellium na casa 12 e pela Lua na casa 1 - capacidade de sentir o meio ambiente ao seu redor), MAS, devido aos três planetas na casa um em Carneiro, penso que se calhar essa capacidade intuitiva é mascarada e se calhar quem lida com ela não percebe isso logo à primeira. A F. C. pode ser percepcionada como muito assertiva, muito combativa e guerreira e com o Ascendente em Peixes os outros não se apercebem de imediato que há algo mais a trabalhar por debaixo dos véus...
SOL E REGENTE
Tem o Sol em Aquário na casa 12, a do insconsciente, do sofrimento... e o regente (moderno) é Urano na casa seis, em conjunção com Plutão - como se para servir o maior bem colectivo, para ajudar nesse comum progresso de todos (Aquário) ela tivesse mesmo de ter um trabalho em que Servisse os outros - não sei se jornalismo se aplica. Penso que sim - serve os outros prestando-lhe informação e a informação pode ser chocante, imprevisível (Urano), quebra tabus, revolucionária, traz ao de cima vergonhas inconfessáveis, segredos (Plutão) com o intuito de regenerar e transformar radicalmente a sociedade (Urano em conjunção com Plutão na casa seis, a casa do serviço). Com esta conjunção aqui perguntou-me se ela também não encontra inimigos na forma de colegas de trabalho (porque penso que também os encontra na carreira - e são poderosos, homens ou organizações poderosas a trabalharem nas sombras com o intuito de a demover, de a remover como obstáculo, de fazer o necessário para a parar, mas já lá vamos).
Com Urano aqui as suas rotinas diárias podem ser imprevisíveis. Será que já alguma vez teve problemas de saúde que apareceram rapidamente, não se sabendo bem qual a causa, mas que ela teve também a capacidade de debelar?
Repetindo-me: Sol na casa 12 em Aquário - necessidade de se sacrificar por uma grande causa colectiva; regente uUrano na casa 6 - fá-lo escrevendo, sendo jornalista, Sacrificando-se pelo relato impecável dos factos, da verdade, doa a quem doer. E não há problema nenhum se nesse serviço ao colectivo ela Brilhe, seja uma Estrela! (Cúspide da casa seis é Leão cujo regente, Sol, está na casa 12 - ou seja penso que ela está a ser ela própria quando está a trabalhar.)
NÓDULO NORTE EM CARANGUEJO NA CASA QUATRO
Com o N. Norte em Caranguejo na casa quatro (a casa naturalmente associada a este signo) há uma dupla conotação com a necessidade de aprender a nutrir as necessidades dos outros em detrimento das suas. Este é um novo caminho que ela tem de aprender, algo que lhe é particularmente difícil pois com o nódulo sul em Capricórnio na casa dez, FC está mais habituada a estar na ribalta, a usufruir de um grande estatuto social, a ter considerável poder. Tudo está canalizado para a carreira e a projecção social, é bastante importante para ela ser Bem Vista pelo mundo e ser bem sucedida. Mas o Nódulo Norte pede-lhe que saía desse registo e que se preocupe mais com os outros que com a sua carreira. O regente deste nódulo é a Lua em Carneiro - uma lua muito guerreira, assertiva, combativa, até irascível. Portanto penso que ela pode agressivamente providenciar protecção e nutrimento aos outros, particularmente dentro da sua esfera familiar. Não sei se isto faz sentido. Será que quando mostra amor o faz quase como de uma maneira guerreira? Com o N. Norte em quadratura com a Lua natal e com a Vénus também em Carneiro será que ela tem a tendência de Impôr o seu amor? De impôr a sua protecção àqueles que ama? Posso estar enganada.
Além disso como o regente deste Nódulo é a Lua em Carneiro ela pode ser do tipo que gosta muito da liberdade e não aprecia nada choraminguices.
O N. Norte faz um trígono ao Quíron na casa 12 - o que me leva a pensar que se desenvolver um lado mais maternal (e arredar, pôr mais de lado, a sua natureza mais polarizada para o elemento masculino), mais sereno, canalizará melhor alguma latente capacidade de ajudar os outros - de que não está consciente. E aqui refiro-me quase que a capacidades em termos espirituais, quase mediúnicos. Não sei se será assim! É algo em que pensei, mas sem feedback não vou poder saber.
Resumindo: penso que tem de ser um bocadinho menos agressiva no seu amor, na forma como o mostra. Não me parece que ela seja do tipo que espera - se gosta de alguém, ela vai atrás (Lua e Vénus em Carneiro na casa um).
Menos agressiva na forma como cuida dos outros, penso... porque para ela Cuidar significa Lutar por eles.
É necessário que se afaste dos caminhos percorridos mostrados pelo Nódulo Sul em Capricórnio na casa dez, habituada a uma grande projecção social, a muito prestígio. Há uma necessidade de ser-se Respeitado pelo mundo, pela sociedade e de estar na ribalta, de ter poder. Isto é mais fácil para a Fernanda Câncio do que simplesmente estar em casa, a ouvir serenamente alguém que lhe conta os seus problemas, e a dar conselhos... OU: quando dá conselhos é de uma forma muito pública, sob o olhar de uma larga audiência (N. Sul na casa 10). Está habituada a posições de grande destaque, prestígio e poder social. É-lhe algo natural. Uma líder nata também, penso (N. Sul em Capricórnio na casa 10, Lua em Carneiro na casa um).
Este nódulo é regido por Saturno.
Saturno está na casa 12 em conjunção próxima com Sol e Marte em aquário - uma união muito forte dos princípios masculinos. O que me leva a pensar que talvez no passado ela enquanto homem (Sol) e talvez guerreiro (Marte) tenha agressivamente imposto e lutado pelos conceitos do patriarcado (Saturno). Não permitiu a liberdade plena dos outros e está aqui, nesta vida, para queimar esse carma (casa 12). Um carma muito forte. Saturno está em quadratura com Neptuno na casa 8 - casas 12 e 8, duas casas que falam sobre o Inconsciente. Será que houve uma imposição de uma certa religiosidade (casa 12, neptuno na 8) no passado por considerar que esta era a religião correcta?
Segundo Luís Resina, Saturno em quadratura com Neptuno:
- ¨Indica uma tensão a resolver entre a estrutura da personalidade egocêntrica [algo a que ela talvez esteja alheia e não se dê conta de uma forma consciente] e o apelo da integração no seio do colectivo. Há necessidade de construir novos alicerces assentes em princípios de solidariedade e de empatia humana. Necessário dar forma aos ideais através de projectos objectivos.¨
Necessidade de queimar todo aquele carma destrutivo que carrega do passado através do desenvolvimento da empatia(N. Norte em Caranguejo e na casa 4) e da solidariedade a nível colectivo (Neptuno na casa 8)? Só que se calhar faz isso mas ainda à maneira antiga, de uma maneira muito Frontal, agressiva, impondo as suas ideias, opiniões? Impondo a sua visão de como deve ser a Utopia, a forma correcta de viver em sociedade?
Não sei se é assim - estou a especular usando símbolos. Uso a minha intuição e não só. Não a conheço, tudo o que escrevo pode estar errado. Além disso 10 pessoas com o exacto mapa natal podem manifestá-lo de 10 maneiras diferentes. Temos livre-arbítrio. Somos responsáveis pelas nossas acções (embora não sei até que ponto, mas isso são mais outros quinhentos).
Com o regente do Nódulo Sul na casa 12, num signo que co-rege (Aquário), em conjunção com Marte e Sol, pergunto-me se ela tem inimigos ocultos e poderosos que tentam sistematicamente derrubá-la de modo público e acabar com a sua carreira (casa 10)? Organizações muito, muito poderosas, que actuam nos bastidores (casa 12) e que podem até ser estrangeiras (Aquário). Não sei, é uma hipótese em que pensei.
SOL EM AQUÁRIO NA CASA 12
É necessário aprender a trabalhar anonimamente, nos bastidores (casa 12), ou até em instituições como prisões, hospitais, em favor do progresso da humanidade e sociedade (Aquário). Em favor da implantação de ideais espirituais (casa 12, Sol em quadratura com Neptuno) revolucionários (Aquário) em que o bem-estar de toda a Comunidade é tido em conta (Aquário). Será que isto fará sentido para ela? É nesta altura que o feedback me diria se estou ou não no caminho certo nesta análise da sua personalidade a partir do mapa natal. Bom, trabalha-se com o que se pode... já agora: não me admirava nada que certas pessoas que lidam com ela fossem aquelas que me dessem o feedback necessário. Provavelmente de modo anónimo (anónimo: pssst, diz qualquer coisa...).
O Planeta Terra opõe-se-lhe em Leão na casa 6, a casa do serviço. O que me leva novamente a pensar que ela teria, em hipotéticas vidas passadas, tido uma posição muito destacada e de líder no seu trabalho (era a/o - provavelmente o - chefe, mandava) e que tem de aprender nesta vida a Continuar a guiar os outros, mas de uma forma mais impessoal, sem grandes destaques a nível de liderança (casa 12). Estar mais em pano de fundo. Tipo: continua a ser uma Líder, mas seria melhor que não o soubesse... que fosse a guia dos outros sem o distúrbio do ego por cima das suas acções, satisfeito por ser Visto como o líder...
Com Neptuno em quadratura com o Sol, ambos planetas em casas do inconsciente (12 e 8), pergunto-me se a Fernanda Câncio estará sequer consciente das suas ilusões e projecções, da fragilidade dos seus ideais demasiado elevados. Como o sol também representa o pai e homens na nossa vida será que há uma incapacidade de ver o pai por aquilo que realmente ele era? Será que o Idealizava em demasia? Será que faz o mesmo com os seus parceiros românticos? Será que sistematicamente: não vê, não vê, não vê (a realidade nos seus relacionamentos íntimos)? E nem sequer se dá conta que não vê? E depois tem desilusões tremendas?
Com o sol na casa 12 pergunto-me se em algum ponto da vida o pai não esteve ausente da vida dela? Afastado, não o via (exemplo: podia estar longe, noutro país; ou ausente de casa por estar doente - ou até mesmo em serviço. Será que teria uma carreira militar? - Sol e Marte em conjunção. Não sei se li isto algures... Ou, outro exemplo, podia ser espião, lol - Sol e Marte na casa 12).
Com Saturno na casa 12 há um certo medo das coisas relacionadas com o inconsciente, com a parte subtil e não material da realidade. Talvez seja demasiado céptica e racional (o que é confirmado pelo stellium em Aquário). Segundo L. Resina, com Saturno nesta posição ¨o medo da dissolução pode anular a busca do sublime. O domínio do inconsciente precisa de ser olhado com seriedade e objectividade para que sabedoria interior possa emergir. A auto-investigação psicológica é aconselhável.¨
Será que teme o domínio do invisível, do oculto, do esotérico, do divino? Mas, penso, ao mesmo tempo tem uma intuição aguçada e uma predisposição natural para esses reinos - só que teme essa parte de si, da sua personalidade. Talvez a rejeite. Talvez prefira ser completamente racional e prática e orientada para o senso-comum. Daí o Nódulo Norte na casa 4 em Caranguejo, casa e signo relacionados com a vida psíquica - ela tem de se investigar, compreender, conhecer-se a esse nível.
Se calhar Saturno aqui pergunta: no que é que eu acredito, no que é que eu creio? Em que tipo de Divindade creio? Chegar a uma íntima convicção pessoal em termos do Divino é difícil e é causa de angústia - e talvez rejeite essa busca em favor do racional, do lógico, do prático, do Objectivo - rejeitando o espiritual. MAS! Com Neptuno (que rege naturalmente a casa 12, do transcendente, do divino, do espiritual) na casa 8 em Escorpião - talvez a FC procure, ilusoriamente, esse sentido transcendental nas relações íntimas com os outros, através do sexo, por exemplo. Mas acaba por não resultar porque mescla o instintivo (casa 8 em Escorpião) com o divino (casa 12), o espiritual. Em termos de inconsciente e de subconsciente, ela não se vê bem, penso eu.
LUA
A lua mostra as nossas necessidades emocionais. O nosso ser mais profundo é mostrado pelo Sol, no entanto temos muitas vezes a tendência de nos identificarmos mais com a personalidade que é mostrada pelo Ascendente (a máscara perante o público, o corpo físico) e pela Lua (ser emocional, sentimental). Com a lua na casa um, FC sente o ambiente à sua volta e tem a capacidade de se adaptar a ele, mas fá-lo com entusiasmo e vivacidade (Carneiro). Tem facilidade de estar perante o público, uma audiência. Com Lua e Vénus em conjunção aposto que adora festas, convívios sociais e deve ser muito requisitada nesses eventos porque espalha alegria e entusiasmo ao seu redor, qualidades essas aliadas a um certo magnetismo providenciado pelo Ascendente em Peixes - ela brilha, quase como uma estrela. Esta conjunção com o planeta Vénus dá-lhe muito charme, muita classe e carisma, chama as pessoas.
A sua principal necessidade emocional com a Lua na casa um e em Carneiro é a de ser ela própria, a de ter independência, ser livre. Penso que a lua é muito forte no seu mapa natal porque a lua é Consciente e o Sol estando na casa 12 é inconsciente - além disso os dois não têm aspecto nenhum entre si o que me leva a pensar que o princípio solar está desligado da emoção e ela não sabe quem é a um nível mais profundo, acabando por pensar que é as suas emoções (Lua em Carneiro) e a FC tem as emoções de uma alma guerreira, assertiva, pioneira e talvez um bocado egoísta (e muito competitiva também) - enquanto que o Sol está na casa 12 em Aquário: um sol humanitário, ao serviço do progresso da sociedade, sem necessidade de egoísmos, de projecção, um sol que trabalha nos bastidores para o progresso da humanidade.
Por outro lado penso que esta lua também está em conflito com o sol porque, estando na casa um, ela diz: as minhas necessidades emocionais estão em primeiro lugar, têm precedência sobre as dos outros; enquanto que o sol está mais disposto a sacrificar-se (casa 12) pelo bem-comum de todos (Aquário). No entanto!, o regente desta lua é Marte em Aquário em conjunção a 10 minutos do sol na casa 12. Esta lua é canalizada furiosamente no serviço ao outro. Como se... servir os outros, sacrificar-se pelos outros, ou lutar pelos outros - servisse as suas necessidades emocionais... não sei se é assim ou não. Como regente da lua é Marte na casa 12, penso que a Fernanda Câncio tem de queimar o seu ego através de algum tipo de perda, de sofrimento, de serviço humanitário desinteressado.
Lua em sextil com mercúrio - facilidade em expressar os pensamentos.
Lua em quadratura com MC - pendor para comunicar com o público se bem que às vezes pareça um pouco hostil ou agressiva. Por outro lado - será que, por vezes, os namorados, companheiros, etc, a chateiam porque clamam que ela dá mais atenção ao trabalho, à carreira, do que a ele/s? (Lua rege a casa cinco. Como é também a casa dos filhos, será que devido à carreira tem dificuldade em ter filhos?)
E agora vou repetir-me:
- com a Lua em Carneiro (uma lua pioneira e original), ela sente a necessidade de lutar pela causa dos pequenos e desesperados? E só assim se sente bem na própria pele? E será que está inconsciente desta necessidade? A ¨cavaleira andante¨ das causas desesperadas.
É como se houvesse egoísmo, mas esse egoísmo tem de ser posto ao serviço de causas maiores, que a transcendem, humanitárias, para o progresso social e humano, e só assim o seu egocentrismo será ¨queimado¨... (repito - não a conheço, não faço ideia se a minha interpretação é ou não correcta.) Ao pôr as suas características batalhadoras ao serviço do progresso da sociedade ela queima o seu karma como também parte do karma colectivo (stellium na casa doze, sendo desafiado por Neptuno na casa oito).
- Lua em conjunção com Vénus em Carneiro - se gosta de alguém vai atrás. Nutre quem ama com impetuosidade e exaltação. E tem necessidade de se sentir livre dentro de uma relação.
- Lua, Vénus e Júpiter em Carneiro, na casa um – extremamente competitiva, necessidade de ser sempre a primeira em tudo? Uma pioneira, com capacidades acentuadas de chefia, que gosta sempre de experimentar coisas novas, novas avenidas?
Segundo Stephen Arroyo (3), Júpiter em Carneiro:
- “Pode haver demasiada agressão, força e inquietação que levam a uma expansão exagerada, a um assumir de riscos excessivos. Há uma compreensão inata da importância da coragem e da fé em si própria.”
Sim, muita, grande coragem pessoal.
MEIO-DO-CÉU
MC em Sagitário
Com o regente, Júpiter, em Carneiro na casa 1 - penso que defender a causa dos oprimidos é algo vital na sua personalidad, e fá-lo sendo extremamente honesta e frontal. Na sua carreira têm de estar presentes os valores do optimismo, do entusiasmo, da abertura de espírito. O Sagitário é também muito opinador, tem opiniões, conceitos muito seus do que é certo ou errado. Ela defende, através do seu trabalho, aquilo em que acredita. É a Opinadora profissional. A sua carreira tem de ser uma expressão dos seus ideiais e da sua Verdade. E não tem pruridos ao expressá-la. Por vezes pode fazê-lo de um modo pioneiro (Júpiter em Carneiro). A sua carreira tem um papel predominante na vida e podemos vê-lo também pelo facto do regente do MC, Carneiro, estar peregrino (não faz aspectos ptolomaicos) no mapa, dando-lhe tremenda força.
SATURNO
Na casa 12, a casa do inconsciente, há necessidade de ¨olhá-lo com seriedade e objectividade [o que é também confirmado pelo facto de Saturno estar num signo muito racional, lógico e objectivo: Aquário]. A auto-investigação psicológica é aconselhável.¨ (1)
Será que a FC seria uma daquelas pessoas que têm terapia durante anos seguidos? Tipo, como uma daquelas personagens dos filmes de Woody Allen...? ¨O meu psiquiatra diz que...¨
MERCÚRIO
Tem o planeta da escrita e dos processos mentais no signo de Aquário, o que me diz que é inteligente, brilhante. Como Mercúrio está na casa 11, aplica todo esse brilhantismo à arena da política (e não só: também à área das associações de todo o tipo). Segundo (1):
- ¨Tem uma mente livre, aberta e independente. O pesamento pode ser lógico ou sistematizado, mas tende a abarcar conceitos e ideias universais.¨
Tem Mercúrio em quincôncio com Urano na casa 6, o que me leva a pensar novamente numa mente brilhante, mas em que há a necessidade de algum tipo de ajuste. Não sei se tem uma energia nervosa muito elevada, não sei se tem exanquecas...
Há outro quincôncio - entre Vénus e Urano. Será que tem esta grande vontade de ser livre, de haver grande liberdade nas suas relações íntimas, mas é algo que ela própria tem dificuldade em ver e/ou aceitar? E tudo isso se somatiza na mente...? (Tipo, dores de cabeça, etc.) Não sei se será assim, é só uma hipótese e nem sei se estará correcta.
(E outra coisa: Urano e Mercúrio estão em mútua recepção, dando-lhes bastante força. Alimentam-se mutuamente. Urano quer mudar os hábitos de vida a nível colectivo, e mudá-los de forma permanente - está conjunto a Plutão - e Mercúrio quer espalhar pelo mundo as suas ideias revolucionárias.)
Com Urano na casa 6, a casa do trabalho, a FC precisa de grande liberdade no seu trabalho do dia-a-dia, e também que o mesmo seja estimulante (mas, além disso, como Urano está em conjunção com o Plutão natal - também necessita que seja Transformador. Tem de haver uma profundidade nele, penso). Segundo (1):
- ¨Se a pessoa não consegue expressar a criatividade naquilo que faz, podem surgir sintomas de cansaço e tensão nervorsa que afectam as defesas do organismo.¨
Acho que isto lhe acontece também se não tem liberdade nos seus relacionamento e se não tem liberdade de expressão, se a tentam calar de algum modo. E o que pode fazer para evitar que lhe coarctem a liberdade de acção seja de que modo for é: convencendo os outros de que tem razão (Vénus e Mercúrio em sextil). Tem a capacidade de expôr as suas ideias de modo muito assertivo e cativante, penso.
PLUTÃO
Na casa 6. Segundo (1) o nativo precisa de um ¨trabalho absorvente.¨ O trabalho tem também ¨o poder de transformar a vida¨ do nativo. Chega a ser obsessivo, penso.
Com dois biquintis de Plutão a Mercúrio e Júpiter - não admira o sucesso que ela tem no domínio do jornalismo. São talentos que já vêem de trás, que trouxe de hipotéticas vidas passadas. O talento para a escrita e o discurso (Mercúrio) e o talento para defender as suas convicções. É uma líder nesse aspecto. Com a oposição a Quíron em Peixes na casa 12 pergunto-me se, desta vez, está a pôr os seus talentos ao serviço do colectivo, da cura do colectivo (defendendo as causas dos oprimidos), uma vez que tem uma grande dívida cármica...? Não sei! Novamente são hipóteses, vou vendo os símbolos e intuindo.
(Impulso obsessivo para curar a dor colectiva, inconsciente, através do trabalho obsessivo, minucioso e revolucionário?)
O que me leva a pensar que se alguma vez estivesse impedida de trabalhar isso seria catastrófico para ela.
MAPA PROGREDIDO
Tem o Ascendente progredido para Gémeos - uma multiplicação de contactos.
Com Quíron progredido para a casa 11 pergunto-me se tem dificuldades com os amigos ou se os seus amigos ficam doentes...
PONTOS MÉDIOS (MIDPOINTS)
Parece-me significativo o facto de ela ter o ponto médio de Lua/Saturno a 13º Peixes, grau exacto onde o seu Quíron na casa 12 cai. Há algum tipo de responsabilidade moral, cármica, ética, para curar o colectivo de algum modo? Saturno é um planeta cármico e cai na casa 12. Pergunto-me: o que é que ela fez em hipotéticas vidas passadas para, nesta, carregar um fardo tão grande de uma cura colectiva, global?
Pergunto-me também se a mãe (Lua) e o pai (Saturno) dela lhe causaram algum tipo de dor psicológica. Se calhar a mãe era um pouco agressiva ou até egoísta e o pai ou nunca estava, andava ¨desaparecido¨ (em trabalho, por exemplo), e, quando estava, era muito distante emocionalmente (Saturno em Aquário)?
Além disso o ponto médio entre Sol/Lua cai a 14º Peixes, a um grau deste mesmo Quíron. Pergunto-me se há algum tipo de dor, de perda, de sacrifício nas suas relações íntimas? Será que para ela é normal aceitar, assim, à priori, que a relação tem de ficar escondida? Que ninguém pode saber? É sempre ela a sacrificar-se? Será que isto é um padrão na sua vida? Não sei, só pergunto.
O ponto médio de Mercúrio/Neptuno está a 27º Sagitário, em conjunção com o MC natal. Segundo J. e Derek Parker (4):
- ¨Carreira onde a simpatia e a compreensão dos outros é muito grande. Bom ouvinte.¨
Eu penso que, quanto à direcção da sua carreira, ela se apoia muito na sua intuição, deve ter assim de repente uns flashes que a guiam no caminho certo...
TRÂNSITOS ASTROLÓGICOS
PLUTÃO
Plutão em trânsito está a remodelar e a transformar a sua área de trabalho, carreira e projecção social. Não sei se está a sentir perturbações ou dificuldades na sua carreira ou se está a pensar alterar de algum modo o seu estatuto social (a maneira como é vista pela sociedade) - casando-se, por exemplo. Ou se está a pensar em ir viver com o namorado :p Juntar os trapinhos e tal.
Seja como for há alguma alteração na frente doméstica porque a Lua natal está a sofrer uma quadratura exacta deste planeta. Sentimentos obsessivos e intensos estão a vir ao de cima. Pode também estar a haver ou problemas com mulheres na vida dela (mãe, primas, familiares) OU, como a Lua está na casa um, pode estar a haver uma completa remodelação de quem ela é, mesmo em termos físicos (espero que não esteja doente...).
A lua rege a casa 5, a casa do amor, dos filhos, do prazer, da criatividade. Será que:
- está a pensar em ter/adoptar uma criança?
- a sua relação íntima está a sofrer uma profunda transformação? Não posso dizer se acaba ou não, apenas que algo está a ser transformado e há talvez muita dor à mistura. [Uma grande transformação nas suas relações pessoais também é mostrado pela oposição actual Urano-Saturno a afectar as suas casas 1 e 7, ainda não lá est|ao exactamente, mas estão muito perto.]
Há um peso, uma agonia, um trazer de sentimentos disturbadores à superfície, uma intensa análise auto-psicológica com a finalidade de saber o que é importante para Ela? Haverá uma vontade imensa de Se afirmar, de afirmar a sua vontade, de se Libertar? (Urano perto do Ascendente.)
Pergunto-me de novo: será que ela está a pensar em adoptar uma criança?
Se calhar não tem nada a ver com isto, se calhar jogou na Bolsa (casa 5) e está a ver um decréscimo dos seus valores nas acções (Plutão rege a casa 8, a casa dos valores dos outros, do dinheiro dos outros). Acho que está a haver muitos problemas na relação com o namorado (seja lá ele quem for que eu por mim nem faço ideia...! :p) e que irá ter de lidar com esses problemas de uma vez por todas. Estas questões estão a fazer-se sentir agora e voltarão em Maio, Junho, fim de Novembro e Dezembro'09.
Problemas na frente amorosa, apesar de já se fazerem sentir agora, farão sentir-se de forma mais agudizada durante todo o ano de 2011 (Plutão vai estar em quadratura exacta ou quase exacta com a sua Vénus natal a 6º Carneiro). Problemas de imposição de vontade, de quem é que manda, quem é que obedece (ninguém porque os signos envolvidos são ambos cardeais, esses mandam, lideram). Lutas de poder entre ela e o namorado? Também, problemas com as amizades? Particularmente as mulheres. Também - problemas com o dinheiro (Vénus rege a casa 2, a do dinheiro ganho por nós). Vénus também rege a casa 7 em Balança, a do casamento, interceptada. 2011 vai ser uma época difícil em termos de relações amorosas e dinheiro. Pode perder muito para poder chegar ao essencial.
Já em 2012 Plutão em trânsito vai estar muito perto (ou exacto) de um trígono com o Urano natal em Virgem na casa 6: talvez oportunidade de trabalho, nova, diferente, revolucionária; ou uma renovação, ou alteração profunda (Plutão) e radical (Urano) dos seus hábitos de saúde e de alimentação, ou até de rotinas de exercício físico (casa 6). Novos colegas de trabalho? Algum tipo de nova tecnologia que lhe vai alterar os hábitos de trabalho, de escrita? (Urano na casa 6, envolvido num Yod - o dedo do destino, penso que é o nome - entre Mercúrio [jornalismo] e Vénus [popularidade] ). Logo se vê como se processará...
(Ela até poderá ter algum programa televisivo - ou na net - por volta dessa altura.)
NEPTUNO
Enquanto Plutão lhe está a ¨tramar¨ (salvo seja) a sua vida doméstica e amorosa, Neptuno também não se está a portar muito bem. Actualmente transita a casa 12, a casa do ¨self-undoing¨, do inconsciente, da reclusão. Este é um óptimo transito para:
- fazer uma profunda análise espirittual e psicológica, tendo como um suporte base a Fé (ou a auto-descoberta da Fé ou para a Fé);
- ou para se juntar a um convento, sei lá, das Carmelitas!, e dedicar a vida à contemplação de Deus :p
Ok, antigamente, para as mulheres, basicamente esta era a única maneira de viver este trânsito de uma maneira mais ou menos sã. Graças a Deus hoje há mais opções.
Com Neptuno muito perto de Saturno natal pergunto-me: será que ela quer fazer as coisas, mas sente que todas as estruturas da sua vida estão a ser lentamente erodidas? Será que não consegue concentrar-se, fazer planos, e quando os faz, não consegue segui-los?
A partir de Abril e até Julho Neptuno vai estar em cima do seu Sol e Marte natais (além do já mencionado Saturno):
- uma grande desilusão, um grande sentimento de desalento? Uma incapacidade de tomar a iniciativa? Quer fazer as coisas, mas parece que não tem ânimo? Espero que tome bem conta dela em termos de saúde porque já vi um trânsito de Neptuno sobre Marte em que o nativo ficou doente e teve de ter uma cirurgia (Marte). Ficou bem, mas durante este período este nativo andava completamente desalentado, sem saber o que fazer. Ainda para mais Neptuno rege a casa 1, a do corpo físico - ela que esteja atenta à saúde. Acho que este trânsito seria muito bom para fazer ioga, meditação, ou passar muito tempo a nadar, a descontrair. Tipo, ir com calma e não se deixar afogar em pensamento negativos (que se calhar virão do que quer que se esteja a passar na sua frente doméstica - medos muito antigos e instintivos a vir ao de cima).
Como a casa 12 também é a casa dos inimigos ocultos pensei o seguinte:
- possibilidade de inimigos poderosos, ocultos, que trabalham, nos bastidores, para a danificar de algum modo, danificar a sua credibilidade? Nomeadamente a sua reputação e a sua carreira? Digo isto porque Neptuno em trânsito vai fazer um sextil ao MC (Carreira, reputação e projecção social). Sextil a um grau de ser exacto entre Abril e Julho de 2009. Não queremos nenhum tipo de facilidade (sextil) para os nossos inimigos, não é verdade?
O grau vai ser exacto em 2010:
- Abril, Agosto e Setembro. E de novo em Fevereiro de 2011 (última passagem). Se houver ¨enemy activity¨ porque é que a vão querer lixar? Neptuno natal está na casa 8 e rege a casa 1 - por causa da sua relação? Vão querer atingir o Sócrates, atingindo-a e denegrindo-a a ela? Espero que não.
URANO
Entra na casa 1, a 26º Peixes, no fim de Maio de 2009. Fica lá até Agosto. Volta a atingir este ponto em Março de 2010 e em Abril faz uma QUADRATURA AO MC. Ora em Abril de 2010 pode vir ao de cima algum tipo de revelação pública chocante
que lhe afectará a carreira de algum modo (Urano rege a casa 12, dos segredos, a ser transitada por Neptuno). Isto volta a fazer-me pensar que talvez alguém por volta dessa altura - e até já durante este ano de 2009 - ande em manobras de bastidores, ande a puxar os cordelinhos, para danificar a sua reputação. Por outro lado isto também pode manifestar-se num desejo enorme de se libertar, de fazer um mudança significativa, e rápida, no rumo da sua carreira. Mas Urano está, durante os meses indicados, em semi-sextil com o stellium em Aquário de Saturno, Sol e Marte, todos na casa 12 - planetas por sua vez a sofrerem as agruras de uma conjunção com Neptuno...
Uma revelação chocante que afecta a sua credibilidade enquanto jornalista? A sua ¨dissolução pública¨ trabalhada por inimigos ocultos? Talvez com o intuito de atingir alguém dentro das suas relações pessoais? (Urano oposto à casa 7). E que inimigos serão esses? Bom, Neptuno em trânsito é regido por Urano na casa 6, a casa do trabalho quotidiano - serão colegas de trabalho?
Serão outros jornalistas que a irão implicar de algum modo nos negócios, nas andanças, de Sócrates? Ela vai ver a sua reputação manchada só porque namora com ele?
Espero não estar a acertar em nada, sinceramente.
SATURNO
Actualmente transita a casa 6, a da saúde, dos colegas, dos animais de estimação. Está a sentir maiores restrições nesses domínios. Será que anda a ter problemas com os colegas de trabalho ou até com os colegas cibernéticos? Será que lhe andam a dizer: não podes escrever isto nem aquilo, tens de ter limites. Será que perdeu algumas amizades com colegas de trabalho?
Este trânsito é definido por Stephen Arroyo (5) da seguinte maneira:
- "O trânsito pela casa VI é um período de auto-ajustamento e de mudança no pensamento no trabalho e nos hábitos de saúde. A pessoa torna-se mais organizada e mais disciplinada na área do saúde e do trabalho. Mudança de emprego ou mudanças na estrutura de trabalho são vulgares, como são incomodativos problemas crónicos de saúde. Pode haver excessivo autocriticismo, também motivado por começarmos a ver nesta fase o que sentem a nosso respeito as pessoas com quem vivemos e trabalhamos. Há uma autopurificação a todos os níveis. Bom período para corrigir o regime alimentar, fazer exercícios de rotina e adquirir hábitos de saúde."
Em Outubro de 2009 e em Maio e Junho de 2010 Saturno vai estar em quadratura com o MC e já na casa 7: possibilidade de restrições nas suas relações pessoais, problemas no trabalho e carreira (OU: maior responsabilidade no trabalho) e necessidade de Definir a relação em termos formais com quem quer que esteja. Tipo: como é que é, casamos, não casamos, assumimos, não assumimos? Talvez o namorado não vá gostar muito disso :p
Nas mesmas datas Saturno vai estar em conjunção com o Vertex na casa 7 - algum tipo de encontro ou evento (pré)destinado na sua vida...?
Seja como for vai ser uma época para Redefinir as suas relações, de modo mais saudável. As que não se adaptarem sairão da sua vida.
Ou: possibilidade de assumir funções no trabalho que são desgastantes, duras. Algum novo trabalho também...?
Seja como for este redefenir de ¨bounderies¨ (soa melhor em inglês) vai durar até - ao fim de 2012. Vai atingir também a área das amizades (quem é que devo manter como amigo, quem é que já não me serve, quem é que na verdade é um falso amigo e devo afastar da minha vida...?). Oportunidade também - durante este longo trânsito - para a auto-prospecção, a auto-análise, mas feitos de maneira lógica, racional, estruturada, analítica (tem Saturno natal em Aquário na casa 12).
JÚPITER
O chamado planeta da sorte que às vezes é mais o do Excesso. Transita a sua casa 11, a dos amigos, associações.
Em Março deste ano entra na casa 12, portanto penso que vai talvez usufruir de algum tipo de ¨protecção divina¨, de algum tipo de benevolência insuspeita. Não a vão conseguir ¨lixar¨ :p
Quer dizer, não sei! Eu estou a tentar perceber, simbolicamente, o mapa. Não sei na verdade como se manifestarão estes trânsitos.
Mas há, como disse anteriormente (só que esqueci-me de mencionar Júpiter), há a possibilidade para grande desilusão e decepção - ou até de grande dano causado por ¨inimigos ocultos¨ que podem muit bem ser amigos falsos da área do trabalho - quando o efeito excessivo e Expansivo de Júpiter se juntar ao planeta da Decepção e do Sacrifício, Neptuno, em:
- Maio, Julho e Agosto de 2009 e depois em Dezembro´09 e em Janeiro de 2010.
Bom, acho que é tudo. Gostaria imenso que a Fernanda Câncio (gosto imenso da maneira como ela escreve a identifico-me com o que ela defende) me desse o feedback desta análise que lhe fiz. Não quis nem quero magoá-la, feri-la, ou faltar-lhe ao respeito. Não é nem nunca será essa a minha intenção. Só quero aprender, saber mais sobre a astrologia, e figuras que, de algum modo ou por alguma razão, são públicas permitem um melhor conhecimento e maior aprendizagem desta arte.
Obras usadas:
- Luís Resina, Guia de Interpretação Astrológica (1)
- R. B. Vaughn, Astrologia em Linguagem Moderna (2)
- Stephen Arroyo, Manuel de Intrepretação do Mapa Astrológico (3)
- Julia e Derek Parker, Manual Completo de Astrologia (4)
- Stephen Arroyo, Astrologia, Karma e Transformaçao (5)
Total de palavras: c. 7230
Total aproximado de horas trabalhadas: c. 6h30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
olá. engraçado, ver 1 mapa meu. e acaba assim? eheh
Na altura em que o fiz, sim :)
******
queria o meu feedback. pois bem: acertou em algumas coisas. tive mm uma participação televisiva em 2012. e em 2009 houve mm um ataque feroz. acertou em + umas coisinhas. mas ainda cá estou em 2013, eheh.
bjs
E ainda bem que cá está! :D
*****
Ágata S.
Enviar um comentário