sábado, fevereiro 28, 2009

Meditação

http://adrias.wordpress.com/2009/02/24/estresse-envelhece/ (1)

E mais artigos sobre meditação aqui:

http://adrias.wordpress.com/category/meditacao/


Coisas que eu gostava de saber fazer:
- meditação
- tocar piano
- escrever com os dedos todos sem olhar para o teclado

E uma série de outras. Estou sempre a pensar: a partir da idade tal vou fazer isto e isto e mais isto. Está mais ou menos "decidido" que a partir dos 60 começo aulas de piano, lol. Quero que o meu cérebro, a minha mente e a minha disposição geral, enfim, quero que tudo isso envelheça como deve ser.

(1)

Estresse Envelhece

Todos sabem que estresse envelhece. Quem nunca viu alguém ficar de cabelos brancos da noite para o dia após a morte de um ente querido, ou após uma longa disputa judicial, ou ainda após apenas algumas semanas ou meses em algum trabalho estressante?

Assim todas as atividades que ajudam a dissolver o estress ajudam a manter o funcionamento do corpo da melhor maneira possível sem envelhecimento precoce.

Meditar Rejuvenesce

Quem medita chega até a rejuvenescer. Quem medita e se dedica às rotinas que mantém a integridade do corpo físico, da mente e da alma com certeza vai driblando o tempo e ao contrário vai aproveitando mais e mais a idade que avança.

Vários são os estudos nesta direção. Os estudos do fisiologista Keith Wallace, da UCLA, o primeiro cientista a pesquisar os efeitos da meditação no processo de envelhecimento. Ele descobriu que, pessoas com idade cronológica de 50 anos que vinham praticando meditação há cinco, tinham uma idade biológica 12 anos mais nova do que sua idade cronológica, apresentando uma fisiologia de uma pessoa de, mais ou menos, 38 anos. O pesquisador mesmo explicou que a meditação aprimora os fatores associados com a longevidade: saúde cardiovascular, satisfação no trabalho, hábitos saudáveis, funções físicas, níveis de felicidade, inteligência e saúde mental. Com uma idade biológica menor, os benefícios são menos doenças e menos admissão em hospitais. Daí menor necessidade de cuidados médicos.

Meditantes não necessitam tanto de cuidados médicos

Em outra pesquisa feita nos anos 80 em uma empresa de saúde (tipo Golden Cross, porém americana) foi observado que vários dos clientes desta empresa eram meditantes apresentando 87% menos incidência de câncer; 35% menos necessidade de tratamento psiquiátrico; 63% menos desordens de coluna, pescoço e costas; sofriam 70% menos intervenções cirúrgicas; 73% menos distúrbios respiratórios; 59% menos problemas gastro-intestinais e 30% menos doenças infecciosas.

Sem comentários: