quarta-feira, julho 06, 2011

Morte de Mª José Nogueira Pinto (Astrologia)

Apontamentos astrológicos.

(Biografia na wikipédia aqui.)



Ela tem Urano natal a 9º Caranguejo, que sofreu um eclipse do sol a 1 de Julho. Mesmo colocando a hora do meio-dia (uma vez que descomheço a sua hora de nascimento), Urano está comjunto ao Ascendente (corpo físico) e rege a casa 8 (a casa da morte). Apesar deste Urano fazer, natalmente, bons aspectos, também tem aspectos negativos: quadratura ao Sol (novamente, vitalidade física) e a Saturno (casa 4, a casa do fim da vida). Além disso estava, também, a ter o segundo retorno de Saturno.

Mas há mais trânsitos difíceis.

Urano em trânsito em cima do seu Sol natal (terá sido de repente?)
Plutão em trânsito activa a sua quadratura em T a envolver Urano/Sol/Saturno. (E, mesmo neste mapa, Plutão transita na casa 6, a casa da saúde.)
Neptuno em trânsito em cima da sua Lua natal: grande dor familiar (a Lua representa, além da nossa saúde emocional, a família, as filhas, a mãe).

Há outro apontamento astrológico, embora não saiba bem como o interpretar:
- Pholus (um ponto de viragem, decisivo) em trânsito na casa 6 (a casa astrológica relacionada com a saúde) que está em trígono exacto à sua Ceres natal, na casa 10. Ora a Ceres eu relaciono-a com a mãe, com a maternidade (não é apenas a Lua). Perder a mãe era um ponto de viragem decisivo? Algo que marca uma fronteira muito nítida? O que me parece aqui, a julgar só pelo mapa (porque não tenho nenhum outro tipo de informação, asseguro), é que os filhos podem estar num grande sofrimento, apesar da doença já ser longa. (Algo que é repetido pela quadratura natal de Ceres/Quíron. Quíron está relacionado com Dor. Dor que não se pode evitar.) Mas realmente não sei dizer, não sei interpretar muito bem este Pholus em conexão com a Ceres. A única coisa que me vem à mente é que talvez também ela tenha sofrido tanto com a morte da sua mãe como os seus filhos irão sofrer pela sua.

No entanto, fui ver, e não me parece haver indicação de que a sua mãe já tenha falecido. Portanto este aspecto pode significar o sofrimento da sua mãe pela sua perda.

Mapa Progredido:

- Aqui o seu Sol progredido acabou de passar para o signo de Gémeos. Será que andava com a ideia de escrever algum livro?

Arcos Solares Relevantes:
- Saturno em Arco Solar a 10º Sagitário. Sofreu um eclipse do sol em oposição, a 11º Gémeos. Saturno está na casa 4 natal, a casa cujo um dos significados é "Fim de Vida".
- Ceres, em Arco Solar, está a 12º Gémeos, logo, também a sofrer os efeitos do eclipse a 1 de Junho.
Natalmente estão os dois em oposição.

Mapa do Retorno Solar para este ano:
- Mesmo desconhecendo a hora de nascimento da MJNP, e usando somente o mapa do meio-dia, mesmo assim - Plutão está em conjunção com o IC. Plutão = morte; IC é o início da casa 4, relacionada, como já referi antes, com o fim da vida.
Mais: a Lua neste mapa está no último grau (29) do signo de Escorpião, logo, é regida por Plutão e rege, por sua vez, o MC, a reputação, o nosso Eu Social. A sua morte é algo público, digamos. Ou melhor, é visível. Cada vez que vejo o grau 29 nos mapas de retorno solar sei que Algo termina na vida daquela pessoa durante aquele ano. Lua (aqui) em Escorpião - sofrimento, novamente, muito grande por parte da família.

Quanto à Astrologia é isto mais ou menos o que consigo depreender.

Sem comentários: