sábado, outubro 20, 2007

Saturno em contato com Vênus: Madame Celeste

Este texto foi escrito pela Madame Celeste. Enjoy!!!


«Saturno em contato com Vênus: amor próprio, afeto e motivação pessoal

Vênus inicia sua jornada psicológica a partir da formação de arquétipos que moldam a imagem que o indivíduo projeta no mundo. A partir daí, ele conceitua beleza, bom gosto, sucesso, desejo material, o que ele considera amor – o lado mais carnal e materialista. É por isso que se diz que Vênus, no mapa natal, é a parte que nos revela o modo como o indivíduo demonstra graça, desenvoltura social. Vênus necessariamente estabelece contato com o outro: é a partir do mundo interno que se pode manifestar exteriormente quais são os valores da pessoa. No entanto, Vênus trabalha com projeção e idealização, através de modelos – de conduta, de beleza. Saturno em conjunção, quadratura ou oposição com o planeta dá um soco de realidade. Se a pessoa cultua símbolos e referências que não vêm de reflexões interiores – adota um padrão de sentir, pensar, agir e relacionar-se baseado no mundo externo – ele irá definitivamente abalar suas estruturas.

O início do aspecto pode ser avistado com o final de um relacionamento, com o término de um emprego, com uma maré de azar, com alguma desilusão ou simplesmente falta de motivação para colocar os pezinhos fora da cama todos os dias. A questão é que o trânsito mexe muito com o que consideramos divino e motivacional, além do que consideramos “estar feliz”. Saturno age golpeando o sentimento de contentamento e felicidade, causando um descontentamento perturbador. A pessoa começa a desconfiar que viveu durante um período de sua vida em desacordo consigo mesma e fica ansiosa, sem saber para que lado correr. Para as mulheres, há uma nova luz na manifestação da própria feminilidade e sexualidade.
Como se sabe, os gêneros são construções sociais. O “ser mulher” e o “ser homem” são arquétipos determinados em cada sociedade. Vênus, por seu papel formador de imagens, entra no bolo e se relaciona intimamente com o papel feminino e com as qualidades femininas. Suas necessidades afetivas, repentinamente, não estão sendo satisfeitas. Aí precisamos aprender a doar, antes de reivindicar. É um lado do trânsito Vênus-Saturno: estamos sendo egoístas com o mundo?

Nossos valores mundanos são questionados: será que estamos fazendo das nossas vidas o que é melhor para nós? Qual meu papel em meu grupo social? Meus relacionamentos são realmente satisfatórios ou eu os vivo como um personagem dentro de um filme hollywoodiano?
Muitas pessoas mudam seu modo de vestir, decoram suas casas de modo diferente ou até mudam de endereço (e quem sabe País). Seu gosto musical pode mudar, você se pega admirando aquela peça de arte contemporânea que antes você sentava em cima. Os lucros em novos projetos podem não ser aqueles que esperava, mas lembre-se que tudo o que acontecer durante esse trânsito terá efeito a longo prazo: é momento de semear. O trabalho sério e dedicado será recompensado. Você também pode não se sentir atraente, nem seus amigos lhe darem muito apoio.

Na verdade, Saturno tira todo o brilho e frivolidade de Vênus para você descobrir o mínimo que precisa para sobreviver. Definitivamente, no mundo contemporâneo do consumo desenfreado e da beleza plástica, a maioria das pessoas durante esse trânsito querem mais é saber de se iludirem ainda mais, anestesiando-se com compras, saídas, viagens glamourosas. Mas nada disso as fazem felizes. É preciso lembrar que, antes de consumidores (por mais que a indústria quer que pensemos diferente) somos seres humanos, que, por sinal, não evoluíram estruturalmente durante todos nossos poucos milênios na Terra. Apenas substituímos algumas coisas por outras. Onde tinha a igreja nas sociedades tradicionais entrou o shopping. Por isso nada de tentar sabotar seu processo de evolução: depois que o trânsito acabar, você vai conseguir observar todo o brilho que existe em estar vivo.»

2 comentários:

Alexandre disse...

Estou para atravessar uma quadratura de Saturno no meu Vênus natal. E meu Vênus habita a casa 7. Já tive severos prejuízos financeiros e minha namorada resolveu romper, mesmo gostando muito de mim, por motivo banal. Haja paciência...

Marcelo Drummond disse...

Estou com saturno na casa 7 em oposição a minha vênus que fica no meu ascendente. Estou fosco, sem brilho e desanimado. Também estou passando restrições em vários aspectos da vida com a minha esposa em outra cidade e os projetos de trabalho amarrados. Vamos em frente e que a lição seja aprendida!