sábado, janeiro 12, 2008

Medos Secretos de Ferro Rodrigues e Cavaco Silva: leitura de Tarot

MEDO SECRETO DE FERRO RODRIGUES

(leitura de tarot sem a presença do mesmo para fins lúdicos e de aprendizagem.)

Disclaimer: eu não conheço o homem, nunca o vi mais gordo, não andámos juntos na tropa. Não sei se com esta leitura vou ¨acertar¨ ou não em determinadas características da personalidade de FR.

1) Mágico

Carta que significa Auto-conhecimento, criação, espírito inovador, de empreendimento. Teme a juventude? A criatividade, a poesia... Medo de se analisar a si próprio, de se auto-conhecer, de usar a criatividade nesse sentido. Medo de correr riscos, de Ousar? Medo de Se Comunicar a si próprio? Será uma pessoa que pensa que a poesia é algo destituído de valor? Tudo o que é criativo - a Arte, em todas as suas manifestações, tudo o que expressa criativamente no material o Divino que há no mundo - é posto de lado, como sem valor, por ele? Será isto? Porque sabe que se se detivesse a cultivar tudo o que fosse criativo - iria chegar ao auto-conhecimento - que recusa.
Ele tem medo de ter consciência de si?
Esta carta também tem outro significado: juventude... e mais não digo, apenas que isto faz algum sentido desde o início do escândalo da Casa Pia.

Desde já esclareço que provavelmente estou a ser influenciada pelos meus preconceitos e juízos que fiz relativamente a FR: continuo a pensar que devia ter sido pronunciado réu e que devia estar a ser julgado neste preciso momento. Não acredito na sua inocência. Reitero: é uma opinião pessoal.

Uma pessoa ¨com pouca consciência de si¨, ¨à margem do seu destino¨...
(In: Guia Prático do Tarot de Didier Derlich, editora Pergaminho)

2) Estrela

E como é que essa falta de consciência de si o afecta psicologicamente?
Penso que deve ter pensamentos Grandiosos, Julgar-se o Máximo, Abençoado pela Vida de algum modo. Eu sou Importante! Não sei porquê pensei em narcissismo... num sentimento de auto-importância exacerbado, talvez.

3) Louco

O que deve fazer mental, psicologica e emocionalmente para combater esse sentimento de que é o maior?
Deve ser mais espiritual... talvez mais permeável às emoções/sentimentos dos outros e assim combater a Fixidez (estrela associada a Aquário, signo fixo) das suas ideias de auto-importância - que não são baseadas num real conhecimento de si mesmo). Ser mais aberto às emoções alheias, talvez. Ser insensível a preconceitos, ter maior abertura e aceitação às ideias e emoções das outras pessoas.

Abandonar as ideias fixas. Mudar voluntariamente as ideias.

Melhor: ser mais aberto a ideias inovadoras, aceitá-las sem preconceitos. (A carta anterior fala também de Arrogância e de confiança na Inteligência).

O que é interessante nisto é que o Louco está associado ao Planeta Urano, planeta do pensamento revolucionário, inovador, diferente. Urano é regido por Aquário, signo aberto, que confia nas amizades, fraternal. Porém antigamente Aquário era regido por Saturno, planeta autoritário, restringidor, moralizador. Penso que o Aquário presente na carta Estrela, na 2ª posição, estará mais de acordo com este Saturno. Ferro Rodrigues tem um pensamento talvez inteligente e arrogante, demasiado ligado ao Status Quo e às amizades, aos camaradas que pensam da mesma maneira (talvez ele sinta que a sua sorte na vida, o seu Sucesso - Estrela - dependa dessa ligação grupal sobretudo porque não tem a coragem de Ousar, de correr Riscos – Truão ou Mágico). Mercúrio está associado à carta do Mágico e Urano à do Louco. Em astrologia diz-se que Urano é a oitava superior de Mercúrio. Isto de alguma maneira interliga-se. Ele não tem Conhecimento, mas sim inteligência desligada do Conhecimento... (isto são meras possibilidades, não faço ideia se será assim de facto até porque FR nem escolheu as cartas que estou a usar e sim eu). Tudo isto me diz que ele tem de Ousar, correr riscos, fazer coisas novas, revolucionárias, ser mais aberto a noções e ideais inovadores.

4) Sol

Como é que este medo de se conhecer, de se auto-analisar o afecta na prática?

Impede-o de cumprir o seu desígnio, o seu destino nesta vida; talvez lhe afecte a saúde e a relação com os filhos. Carta também associada ao amor: talvez não consiga demonstrar o amor que sente, ser afectuoso com os filhos e mulher.

5) Lua

O que devia fazer na prática para combater esse medo?

Devia ser mais sensível com os outros, mais aberto à intuição e às necessidades dos outros. Confiar mais nos instintos.

6) Torre

Qual será o resultado se escolher seguir o conselho da carta anterior?
Um total renovar de estruturas, internas e externas. Pode ser difícil esta mudança, problemática, mas trata-se de uma crise salutar, necessária.

Tudo isto me fala de uma necessidade premente de uma limpeza mental e psicológica. Como se houvesse uma necessidade de ¨Falhar¨ de modo a reconduzi-lo ao verdadeiro destino, de modo a ¨limpar¨ a personalidade.

Quem por acaso conhecer FR pessoalmente pode escrever-me para o mail dunyazade@gmail.com e dar-me feedback. Eu agradecia imenso!

************************

Outra leitura, já que estou com a mão na massa.

QUAL É O MEDO SECRETO DE CAVACO SILVA?

1) Torre

Cavaco Silva teme perder o controlo.

2) Papa

Como é que esse medo o afecta psicologicamente? Ele apoia-se nas noções, conceitos e moralidade aceites pelo Status Quo. Pode ser um homem com uma moralidade rígida e autoritária.

3) Dependurado

O que devia fazer mentalmente para combater a carta 2? Esta carta nesta posição não sei bem como interpretá-la... devia estar disposto a Sacrificar as suas noções e emoções moralistas e autoritárias, e rígidas? Ou: devia estar disposto a sacrificar-Se por elas...? Ser um mártir pelo seu código de conduta moral e ético...? Não sei se esta será uma interpretação correcta. Reitero: não sou taróloga, estou a aprender (percebo mais de astrologia e mesmo nesse campo sou amadora) e esta leitura tem apenas Fins Lúdicos e de Auto-Aprendizagem! (Portanto, homem, não me processes :p )

4) Amoroso

Como é que esse medo de perder o controle o afecta na prática?

Será que o afecta no amor, na sua expressão de afectividade?
Esta carta também é a da Encruzilhada, a da tomada de decisões. Será que afecta a sua capacidade de Decidir? Isso não é muito bom para quem tem um papel de liderança num país... (na minha modesta opinião).

5) Roda da Fortuna

O que deve Cavaco Silva fazer para combater na prática esse medo?

Deve buscar activamente a mudança. Talvez começar coisas novas, actividades novas de tempos a tempos.

6) Lua

Qual seria o resultado se seguisse o conselho da carta cinco? Uma maior sensibilidade e intuição, uma maior capacidade de entrar em contacto com as suas emoções e sentimentos e, até, penso, com o seu lado feminino (Lua) reprimido.

Fiz mais leituras à distância a outros políticos da nossa praça, mas não sei se as coloco ou não no blog. Logo se vê.


Quem conhecer pessoalmente o Presidente Cavaco Silva e estiver disposto a dar-me feedback sobre esta leitura, por favor escreva-me para: dunyazade@gmail.com

Obrigada.

Sem comentários: