domingo, janeiro 16, 2011

Astrologia

Comentário que coloquei no Blog Cova do Urso, em resposta a este post.

Estes astrónomos dão-me uma raiva às vezes. Cientistas a sério passam a ser pseudo-cientistas (na minha perspectiva) quando não tratam a astrologia com o mesmo método com que supostamente tratam "assuntos sérios". É difícil por vezes ficar de boca calada e não lhes chamar idiotas, mas sei que ignorá-los é o melhor caminho. Os cães ladram e a caravana passa.
O seu artigo explica muito bem toda esta "recente polémica".
Não sei quando é que a astrologia voltará a recuperar a reverência com que era encarada em outros tempos, tempos remotos e... "pouco civilizados"? Muita gente tem pela a astrologia o tipo de, humm, vá lá, afecto que se tem secretamente pela miúda (ou rapaz) feio da escola. Não sei se me faço entender. Desde que seja um segredo bem guardado, desde que os outros não lhe conheçam este Pecado - então está tudo bem. É quase (ou pior) semelhante a dizer que se acredita em Ovnis.

Pelo menos na sociedade ocidental somos apenas ridicularizados. Ou tratados como atrasados mentais. Noutras sociedades é proibido e há quem morra por isso (lembra-me o caso de um astrólogo que estava preso num país do médio-oriente, já não sei qual, e o Estado queria matá-lo. Por causa da astrologia. Não sei se morreu, se ainda está vivo).

Na verdade até prefiro que seja este o estatuto actual da arte, porque quando for começada a ser levada a sério... estamos tramados. Mil e uma regulamentações vão aparecer, aposto. E depois, adivinho, só a poderá praticar quem tiver uma Licença. Passada por uma Ordem Competente. Vai ser igual a ser médico e advogado. A longo prazo não penso que isso servirá a Astrologia. Logo se verá. Penso também que vai começar a haver profundas transformações nesta matéria quando Plutão entrar em Aquário (2024?).


O que eu gostava mesmo de saber (procurei e não encontrei), era a data de nascimento deste senhor, desta inteligentíssima e sapiente criatura.

Sem comentários: