quinta-feira, janeiro 26, 2012

Panfleto (conto)

(Adenda. Neste link podem-me ouvir a, errrr, declamar?, bom, a ler!, este pequeno texto.)
************************

Ia eu todo lampeiro na direcção do meu trabalhinho (olarilólelas) quando me passam para a mão o panfleto com os seguintes dizeres:

Astrólogo Cura-Tudo, mas é que cura mesmo tudo!

Epá, pensei eu cá com os meus botões, até calos? (O que eu sofro com os calos, ai meu Jesus, nem imaginais). O Grande Vidente da Virgem Maria e Pai de Santo para Todos os Ofícios, como o senhor a si se nomeia, lista a série de Enfermidades Sérias que tem a capacidade de curar.
Passei os olhos pela lista. Vi:

- especialmente que garante ocultamente todos os trabalhos (epá, eu preciso de remodelar a cozinha! Será caro? E ocultamente será Mais caro ainda?). Resultados bueda, mas bueda rápidos, man, assim mesmo muito rapidinhos (isso é que eu gosto: rápido e barato. 'Xa cá ver se é mesmo barato... continuei a ler). Dom herdado de Ancestrais dotados (os meus eram pouco dotados. Enfim. Não se pode ter tudo). Soluciona casos desesperados como: Espiritualidade nos Problemas ou vice-versa; Sexuais Impotências (ou vice-versa, concluí); Negócios maus e/ou Piores que Maus; Amor Malfadado e Doído, Amor Entrevado e Maltratado; Insucesso Escolar, Insucesso Precoce, Obeso Insucesso (e insucesso magro?, perguntei-me, e insucesso anoréxico?); Mau Olhado, Mau pisado, encostado e encravado; Bruxarias de Feitiços e Feiticeiros; Drogas e Álcool; Desmanchos Imprevistos e Calculados. Calçudos e Cálculos Renais. Desaproxima e Desafasta a Pessoa Querida.

Ora bolas. O meu problema não resolve. Prossegui a leitura.

Leio toda a boa sorte e dou previsão para o passado, adivinho o presente e calculo o futuro - mesmo muito ao longe. Vou a casa, mas não é preciso.

Termina pungentemente com a frase:
SE QUERES SER BASTANTE FELIZ E PARAR A DESINFELICIDADE TELEFONA-ME E VERÁS. TU MERECES. TU MERECES.

Li que o pagamento podia ser fraccionado e racionado e apequenado. Li que se davam facilidades (ah, eu gosto tanto de facilidades). E li que as consultas eram todos os dias a quase todas as horas. Ora isto convém-me, pensei eu, portanto não fui.

Ah. Para quem quiser ir: é junto aos Correios. Junto aos CORREIOS!
*******************************

(Escrito em 15 m. Cerca de 350 palavras.)

2 comentários:

Z. disse...

E, para terminar o (meu?) dia em beleza — depois do post criptográfico matinal ;) — nada melhor que este conto(-ito), que, em 15 m. apenas, me encheu o depósito da boa disposição (e esperança no rigoroso e muy importante vidente), a caminho de casa. É que nada posso perceber de astros (além dos da tela) mas de "infelicidades", isso já pia mais fino!

;)

**

Dunyazade disse...

Todos temos infelicidades :p

Acima acrescentei um link aqui da
je <---- a ler este texto.

Jocas!