sábado, janeiro 01, 2005

Outro pequeno texto feito para o Escreva.

Aqui fica.


Tribo

Ao afastar-me do acampamento pela milenar trilha nómada, recordo a canção de ontem. Um paradoxo. A música dizia-me: “Vai. Vai! Agora! Parte! O mundo não é aqui, está lá fora. Parte, parte! Pega no mapa e abandona a tua casa, a tua tribo”, mas as palavras da mulher que a acompanhavam falavam da perda de um antigo amor, que a deixara por outra, e a mulher desde então esperava que o amor tornasse a acender a paixão de antes e voltasse para ela. Vejo uma imagem na mente: há uma corda e a música impele-me a puxar para um lado, mas essa mulher velha e enrugada (só tem a juventude na voz), melhor, as suas palavras puxam-me para o que conheço. Para as raízes da vida nómada. Para o que já entendo. Mas eu quero mais. Quero partir. E parti.