sábado, novembro 18, 2006

(Tirei a data em que nasceu daqui e pode estar errada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Pacheco_Pereira)


Análise do mapa astral de José Pacheco Pereira

A primeira coisa em que reparei no mapa astral do José Pacheco Pereira foi a falta de signos água.
(E agora vou plagiar abertamente, nem sei de que sites, tenho aqui uns apontamentos que fui imprimindo de alguns sites. Também vou fazer uso intensivo do google, aviso já.)
As pessoa que têm muitas posições no elemento de água (signos: caranguejo, escorpião e peixes) são muito sentimentais, muito emocionais e o seu humor pode depender do ambiente em redor (penso particularmente em peixes).
Mas o senhor (decidi que é melhor escrever isto como se dirigisse a ele porque penso que a análise me sairá "melhor") não tem praticamente Nada em água. Tem imenso fogo e imenso ar e alguma terra, mas água - rien. Tem apenas o nódulo sul em escorpião e a lilith em peixes (mas já lá vamos). Ora como eu não sei a sua hora de nascimento não posso colmatar esta ignorância. Se, por exemplo, apesar de não ter planetas no elemento de água, tivesse muitos planetas em casas consideradas emocionais, então isso seria uma forma de colmatar essa falha. Ou seja, não teria grande importância. Mas como não sei se tem posições na casa 12 (a casa do confinamento e do sacrifício que trata do subjugação do ego) ou na casa 8 ou na casa 4.
Por isso apenas posso analisar (e mal) aquilo que está directamente à minha frente.
E o que está à minha frente é a falta absoluta de signos em água. O que me leva à conclusão (embora hesitante) de que lhe falta empatia com o outro, que não está interessado em fazer uma conexão com os outros, a um nível mais íntimo, mais emocional.
Altura para o disclaimer: eu Não Sou Astróloga profissional. O meu interesse é recente tal como o meu amadorismo. Não acredite - e quem quer que esteja a ler isto: não creiam também - em tudo o que eu escrever aqui. 1º porque não sou profissional; 2º porque posso estar muito enganada. Veja isto como hipóteses. É Possível que a sua personalidade tenha estes ou aqueles traços - agora saber, saber, eu não sei. Não o conheço, nunca lidei consigo. Se quiser uma leitura mesmo a sério recomendo um Astrólogo Profissional que o seja há Muitos Anos. Faça busca na net ou peça conselho a uma amiga que já tenha consultado um (ou vários).
Prosseguindo.
******

O raio do mercúrio retrógado comeu parte do texto que eu escrevi ao pc de modo que passo a usar o alphasmart.

Despertou-me a atenção a sua lua em carneiro, que por si já é uma lua impulsiva (eu que o diga, que tenho Marte, o planeta da acção, em Carneiro e muitas vezes tenho acções impulsivas. Às vezes, quando desejo as coisas, tem de ser Já), vi que tem em conjunção com ela a Eris, a um grau. Porra que estão próximas! Hummmm, a lua também indica a mãe... tinha assim uma progenitora que se zangava com facilidade e criava sarilhos grandes com pequenas acções? Não sei se tinha, é apenas uma hipótese. Como revelei antes: não sou profissional e mesmo se fosse cada pessoa pode viver aspectos semelhantes de modos diferentes. Se a sua mãe era assim então é capaz de ter herdado dela o feitio. Mas tenho de ver este aspecto, de estudar este aspecto melhor.
A lua em carneiro é uma lua impulsiva e que gosta de iniciar coisas. Tem de estar sempre a iniciar projectos novos para se sentir Bem? E aborrece-se com facilidade? A sua dificuldade é terminar as tarefas, mas, como tem outros aspectos, outros planetas em signos terra (são os trabalhadores, os terra a terra, os que começam e finalizam uma tarefa), não me parece que o senhor sinta dificuldade em terminar o que iniciou. Pode é ter, por razões puramente emocionais, vários projectos a decorrer ao mesmo tempo. O carneiro enfurece-se facilmente quando as coisas não lhe correm como ele quer. Tem notado isso em si? E ainda por cima com a Eris ao lado! Já alguma vez foi acusado de extremamente egoísta?

A Eris é a Deusa da Discórdia. Como só foi nomeada este ano é difícil saber exactamente o que ela representa.
Foi a causadora da guerra de Tróia ao lançar o pomo da discórdia no meio de uma festa para a qual não foi convidada. Ela estava Lixada por a terem deixado de parte e foi assim que se vingou: um pequeno acto que levou a anos de guerra.
Quando não o tratam com Respeito, com Deferência (afinal Carneiro é o signo do líder, do chefe) o senhor fica muito ofendido? E zanga-se? Mas zanga-se a sério? Não gosta que o deixem de parte?
A mim parece-me que, quando o ofendem ou o esnobam, o senhor faz Algo para se vingar porque fica Ressentido e as proporções, as ramificações disso que faz são maiores do que o pequeno acto que as provocou. Mas, presumo, o senhor está ao corrente disso.
Será um comportamento herdado da sua mãe? Será que ela fazia o mesmo? Terá tido com ela a sua Única ligação emocional. Bom, hummm, única não foi. Digamos, talvez a mais “positiva”, se é que se lhe pode chamar isso, ou pelo menos, a mais forte. E a sua mãe e o seu pai tinham, eles um com o outro, Algum tipo de ligação emocional? Pergunto porque no seu tema natal não há ligação nenhuma, harmoniosa ou desarmoniosa, com o seu sol (pai) e a sua lua (mãe). Não estou a dizer que é filho de pais divorciados ou algo assim, pergunto-me é se havia algo que os unisse aos dois. Não sei porquê, olhando para o mapa, ponho isso em causa. O que me leva também à seguinte conclusão: o seu ego (sol) está desconectado do seu ser emocional (lua). Há alguma Dissociação dentro de si? E se houver o senhor tem sequer consciência dela?
O seu tema astral é muito interessante, devo dizer.

Tem a lua em carneiro (um signo de líder), o sol e Júpiter no signo de capricórnio (outro signo que gosta de liderar); o carneiro é impulsivo e fogoso (a sua natureza emocional) e o capricórnio é lento e cuidadoso (o seu ego, os seus valores, o seu ser interior). Isto diz-me que tem uma habilidade natural para a liderança.

Voltando atrás, à lua. O que é que o senhor faz quando se sente maltratado ou como é que expressa a sua natureza emocional?

Através da Acção (Marte) e da Comunicação (mercúrio). Ora o seu marte e o mercúrio estão em conjunção muito próxima (todas as suas conjunções o são!) no signo de aquário.

O aquário é um signo (e agora plagi, quer dizer, vendo aqui nuns apontamentos que eu cá tenho, hehe, já nem me lembro de que site os tirei) independente, humanitário, Comunitário, excêntrico, inteligente, o signo do génio, da originalidade. Dá uma grande importância à amizade e tem tendência para se separar da emoção, ver as coisas, porque é um signo do elemento ar, de forma Lógica e Racional.

Tem uma lua impulsiva que quer ver os seus desejos e necessidades cumpridos e toma acção (marte) que o sejam. Não fica à espera, vai à luta. A sua lua está em harmonia com marte (aquário) e mercúrio (aquário); tem facilidade em agir e comunicar o que sente, o que quer. Quando esta lua quer algo (ou se sente incomodada e ressentida) ela põe-se em acção, comunicando. Aquário é o signo que rege também as novas formas de comunicação, tudo o que é eléctrico, rádio, televisão, internet. O senhor é muito polivalente e está em todos estes domínios. De algum modo comunicar desta forma, fazer uso destes instrumentos modernos, dá-lhe segurança emocional.

Li algures que foi na juventude um maoísta. Estes aspectos harmoniosos confirmam isso porque aquário é um signo humanitário, preocupado com o bem estar de Todos e não apenas de alguns. E o senhor não Falava, não Pensava (mercúrio) apenas sobre o bem estar geral que devia ser colectivo: Agia (marte em aquário) de acordo com essas convicções. Aliás, no seu mapa, Discurso e Acção estão muitos próximos um do outro, não me parece que faça uma coisa sem fazer a outra. Para si discurso e acção estão ligados.

Outra coisa: gosta de gadgets modernos? Foi o 1º político a ter um blog exactamente porque mercúrio está em aquário. Tudo o que é moderno, computadores, leitores de mp3, tudo o que é recente e original, esse tipo de coisa atrai-o? Acha imensa graça?
E como eu já disse, o senhor não Comunica apenas, o senhor Age em concordância com aquilo que Pensa, logo não é de admirar que tenha tido a coragem de ter feito um blog.
Bem, passando a outros aspectos.

O aspecto negativo (ou desarmonioso) entre a lua e o Saturno diz-me que há pouco ou nenhum “nurturing” (esqueço a palavra em português) interior, ou pelo menos, grande dificuldade nessa área. E Saturno retrógrado diz-me a mesma coisa, ainda por cima em virgem, que é um signo muito autocrítico e que só tolera a Perfeição. O senhor é Bastante autocrítico de si próprio, mas tipo, elevado à n potência. Quando lhe fazem elogios costuma aceitá-los ou sequer Acreditar neles? Atrevo-me a sugerir não. Penso que tem grande dificuldade em aceitar e acreditar nos elogios das pessoas que o admiram. (Adianto desde já que eu não sou uma delas, tenho imensa pena. O senhor por vezes Irrita-me e penso que o devo confessar para que saiba que esta análise está a ser conduzida através de um filtro muito parcial. continuando.)
Chiron, o centauro que nos mostra uma profunda dor emocional, está ligado ao seu Saturno. Novamente o mesmo tema se repete. Essa autocrítica é exacerbada por alguma dor emocional ou psicológica da qual o senhor está muito ciente. Autocrítica que atinge a estratosfera, é o que eu vejo no seu mapa. Muita, demasiada. E como é que o senhor lida com ela?
Trabalhando que nem um mouro. É muito trabalhador, sobretudo com esse sol e Júpiter em capricórnio, o signo do líder, e que tem a necessidade de (e agora vou aos apontamentos que tirei da net) “clime in career or social status”. O capricórnio é um signo reservado, disciplinado, maturo. Concentrado no seu propósito. A palavra-chave para o definir é Controlo. Auto e não só. O capricórnio pode ser um ditador para os outros. Pode ser opressivo para os outros. Pode ser muito rígido e conservador. O bom é a autodisciplina; o mal é tentar controlar os outros, criticá-los constantemente (o que o signo de virgem também faz, aliás, sãos os dois signos do elemento terra). Acaba por Projectar nos outros a sua necessidade absoluta (e interna) de controlo. E esta necessidade a mim parece-me nascida da extrema insegurança. Por mais que lhe digam que o senhor é o máximo, é incrível, é fabuloso - o senhor nunca vai acreditar.
O capricórnio (tal como a virgem, onde tem o seu Saturno) também se importa Muito como os Outros o vêem. Se o criticam, então isso só serve para alimentar a fornalha interna da sua insegurança. Isto é interessante porque tem o nódulo sul (aquilo que temos do passado, aquilo que já sabemos, que já aprendemos nas outras vidas) no signo de escorpião, que é um signo que está sempre a tentar dissecar o que os Outros pensam. Quer compreende-los, que ir ao fundo das questão. Também o faz consigo próprio, é verdade (o escorpião), mas é em relação ao outros muito Possessivo e ciumento e quer descobrir Tudo.
Preocupação Abundante em tentar descobrir o que os outros pensam de si e tentar não parecer a uma luz negativa face aos Outros é o que todos estes aspectos me dizem.
Ora eu estranhei, vendo o seu mapa, o senhor ter quase nada (excepto pelo nódulo sul) no elemento água e, com tanta abundância de terra que já tem, estranhei que o seu nódulo norte (a nossa missão nesta vida, aquilo que viemos cá aprender) estivesse noutro elemento de terra, que é o touro. O senhor já tem terra em abundância! E é super-crítica de si mesma! Não precisa de mais, pensei eu de início. Mas agora, pensando melhor, o touro é um contraponto à autocrítica. A palavra chave do Touro é Segurança. O senhor está aqui para desenvolver os seus próprios recursos (touro) e deixar de se preocupar com os recursos dos outros (escorpião). Touro tem Muita paciência (que a sua lua em carneiro lhe tira - está a ver a imagem? Tudo isto se liga). O Touro leva Muito Tempo para perder a paciência e Chatear-se, mas quando se chateia - saiam da frente! A sua lua é o oposto, não é verdade? O touro é estável, tem imensa lealdade e leve o tempo que levar, vai terminar a sua tarefa. O senhor está aqui para construir os seus valores, de uma maneira lenta e determinada; para aprender Paciência e, atrevo-me a dizer, aprender a estar-se nas tintas para o que os outros pensam (embora não tenha bem certeza disto), porque o touro Insiste no seu caminho. Mas o touro preocupa-se com o eu, enquanto o escorpião quer saber, escavar as entranhas do Outro. Pare de fazer isso. Concentre-se em Si! Se eu soubesse em que Casa astrológica o seu nódulo norte cai até lhe podia dizer em que zona, em que área da sua vida o senhor é suposto fazer isto, mas não me deu a sua hora de nascimento, por isso não faço a mais pequena ideia!
Esta preocupação com os outros também me é mostrada pelo seu marte e mercúrio em aquário. Aquário é o signo dos Grandes Movimentos Políticos, do Idealismo, ó, nós somos Todos Iguais, devíamos ter acesso ao mesmo e tal! A sua obsessão pelos outros, penso, é mostrada pela necessidade de Pensar (mercúrio) sobre os grandes movimentos políticos. Comunismo sendo um deles. Aliás, o senhor já nem é mais comunista (certo?) e no entanto continua a Pensar e a Escrever sobre ele! E sobre a sua figura mais marcante dele em Portugal: Álvaro Cunhal. Está novamente a ver aqui a sua preocupação pelas Motivações alheias? Saia desse registo e comece a concentrar-se em si! Acredite que o senhor merece. Aliás o comunismo é regido, adivinhe, pelo escorpião (o seu nódulo sul).
Tem Júpiter num aspecto desarmonioso com Neptuno. Neptuno é o planeta da Fé enquanto Júpiter é o planeta da religião.
Há uma dificuldade em expressar os seus valores (Júpiter)? O senhor ao menos Sabe quais são os seus valores...? Há por aí uma névoa...
Tem dificuldade também em expressar Fé, em expressar o seu ser espiritual?
Mas, por outro lado, o aspecto positivo entre Júpiter e Saturno diz-me que tem facilidade em expressar valores rígidos e conservadores, críticos de si e dos outros, aliás, o seu Júpiter Expande no seu Saturno todas essas qualidades (parece-me, mas repito, eu sei pouco de astrologia e estou a conduzir esta análise de modo puramente Intuitivo).
Mas serão deveras os Seus valores? Ou antes os valores transmitidos pelo seu pai? O seu pai era uma pessoa rígida, conservadora, disciplinadora? Ou era antes uma pessoa Recta, que o ensinou pelo exemplo? Atrevo-me a pensar que os valores que o senhor tem não são os seus, antes são os do seu pai, porque de contrário não teria um nódulo norte em touro (em que é suposto aprender a Desenvolver os seus valores e Recursos interiores, além de exteriores, ou seja, desenvolver a sua segurança interna que lhe é muito escassa).
Penso que o senhor adoptou os valores do seu pai (no que se refere especificamente ao conservadorismo, rigidez, autocontrole, aliás, no maoísmo não havia uma grande Ênfase posta na Autocrítica que era uma coisa Pública?) e a fogosidade de discurso da sua mãe.
[chiron em aspecto neg. com Saturno = auto-crítica que se adensa por ser interna (Saturno retrógado) e estar ligada a uma profunda dor emocional com que tem dificuldade em lidar. Dor ligada a temas sagitarianos: religião, grandes grupos políticos, o estrangeiro. Hummm, dor ligada a uma falta de optimismo ou dor ligada às suas crenças, aos seus valores, ou melhor: à falta deles... porque se os tivesse já definido não teria esta dor...]
O senhor precisa também de muita liberdade. Gosta de mulheres atléticas, joviais? Está atraído por mulheres estrangeiras e de algum modo originais e imprevisíveis? (vénus em sagitário oposto a Urano, o planeta das mudanças rápidas). A forma como o senhor ama está em conflito com a sua necessidade de liberdade? Outra coisa que me diz que necessita de liberdade: o seu marte em aquário e o seu mercúrio. Penso que o senhor valoriza muita mais a amizade. Será que se chegou alguma vez a casar? Não sei porquê, duvido. Gosta de mulheres que são emocionalmente intensas? Loirinhas sem nada na cabeça não me parece que sejam o seu tipo (peço desculpa às loiras, vocês estão sempre a levar com o preconceito :p). Mulheres inteligentes, aventureiras, mas ao mesmo tempo profundas. Confere? Só que a sua relação com elas não costuma durar muito, pois não? (Vénus em oposição a Urano.)

Bom, há mais coisas, mas eu fico-me por aqui. Pergunto-me, voltando atrás, se o seu nódulo norte estará na casa 4, a zona da esfera privada, doméstica. Porque a sua faceta pública é onde está a pôr todo o seu esforço, mas, enfim... não quero estar a aventar teorias sem uma hora de nascimento EXACTA. Sem ela é impossível saber se o nn cai na sua casa 4.

Se eu tiver pachorra ainda posso dedicar mais algum tempo aos trânsitos planetários que está a sofrer.

Use as qualidades do escorpião, essa vontade de analisar, de dissecar tudo, essa firmeza de propósito - e vire-os para si, deixe de os aplicar aos outros.
Use o talento do escorpião para desenvolver com absoluta Fixidez de Propósito os seus recursos internos, o seu próprio valor. Construa a sua validação interna. Deixe de parte a validação que lhe vem do exterior (capricórnio, o seu sol, que se importa e muito com o que os outros pensam dele) e desenvolva a sua validação interna.

****

Bom, o meu pc pifou de vez. Estou na biblioteca. Enfim... espero que o tipo não me processe por difamação ou algo assim depois de ler isto :p

Sem comentários: