quarta-feira, agosto 06, 2008

ANÁLISE ASTROLÓGICA DO MAPA NATAL DE CARLOS CRUZ

[Nota: adenda feita abaixo, no fim do artigo.]
________________________________

COM TRÂNSITOS.

(24 de Março de 1942, Torres Novas, sem hora.)


Detesto fazer a análise de mapas sem hora porque muita da informação se perde. Mas aqui fica a análise possível. Desde já esclareço que esta análise pode ser um tanto parcial pois não creio na sua inocência.

Carlos Cruz tem o Sol em Carneiro o que me indica que esta é uma vida para desenvolver o sentido (interno e externo) do Eu. Tem que aprender a iniciar as coisas por si e não pelos outros. Digo isto porque o Sol está oposto a Neptuno, o seu sentido do Eu dissolve-se numa realidade mais abrangente, ele acaba por não saber muito bem quem é. Talvez projecte esta dissociação (eu/outros) em outras pessoas, recriminando-as por não terem personalidades fortes, seguras (é só um exemplo, não sei se será assim na realidade. Não me processes, home! :p).
A sua identidade não me parece solidamente firmada (digo isto vendo o mapa porque não o conheço pessoalmente e não sei se as coisas serão assim), especialmente perante si mesmo. Tem de aprender (ou está a aprender ou já o aprendeu) a impôr a sua personalidade e a sua vontade no meio de um grupo porque, parece-me, traz do passado essa dissolução no Todo (tem o nódulo sul, que indica padrões comportamentais recorrentes nas hipotéticas vidas passadas, em Peixes, signo regido por Neptuno).
Outra coisa que me indica que o sentido do Eu está de algum modo ferido profundamente é a posição de quíron, o planeta da dor que não podemos curar em nós, mas nos outros, que se encontra em Leão. Sol e Quíron estão em trígono o que me diz que este ferimento do eu interior, do eu mais profundo, da própria raíz do nativo, flui muito facilmente. Mas também pode querer dizer outra coisa: que, qualquer que seja a ferida, a dor, depois de a confrontar, de a encarar ou de a ultrapassar de algum modo (ou melhor - de aprender com ela), talvez possa usar essa dor para curar os outros, o sentido do eu dos outros.
Outra coisa que me fala da capacidade de Cura é o facto do Sol estar em trígono com Plutão, estando este em conjunção próxima com Quíron. Como é que essa capacidade de curar os outros (ou de se auto-renovar) se manifesta não sei muito bem... os signos envolvidos são Carneiro e Leão, signos do fogo. Hum, entusiasmo, liderança, criatividade. Assumir um papel de liderança, com entusiasmo, guiando os outros numa cura fazendo uso da criatividade...? (E também: tem sempre a capacidade de se renovar criativamente? Penso que o sentido do Eu seria/será mais facilmente acessado através da criatividade.) Sem a posição das casas não sei dizer mais. Mas, seja como for, só chegaria a isto se confrontasse as suas dores emocionais mais profundas...

(Disclaimer: não o conheço, mas confesso que já tenho opinião formada sobre o processo judicial que o envolve e não creio na sua inocência. Por favor, tenham em conta os meus preconceitos aquando da leitura desta análise. Além do mais adianto que não sou astróloga profissional. E mesmo se o fosse há décadas tenho de repetir algo que é há muito dito: ¨As estrelas Impelem, não Compelem¨. Dois mapas astrais iguais podem manifestar-se de duas maneiras diferentes. Podemos usar o desafio para nos elevarmos, para evoluirmos, ou deixarmo-nos afundar em desespero e auto-piedade. Outra coisa que li algures - num livro sobre espiritismo - e que faz muito sentido para mim é que nós temos livre-arbítrio. Nós fazemos as nossas escolhas, não está nada definido à nascença. Porque, sem livre-arbítrio não somos Responsáveis pelas nossas escolhas, erros e burradas. O que era muito bom, não era? Fazermos merda e culparmos o Destino. O Livre-arbítrio não só nos dá liberdade de escolha e de acção, mas Obriga-nos igualmente á Responsabilidade.)

Como é que pode sair do meio dos outros, do colectivo? Penso que fazendo uso do Sol em sextil com Urano (o planeta da liberdade). Mas este planeta está a ver o seu desejo de liberdade contrariado por Saturno, próximo de Urano a uma conjunção de 3 graus. A sua Individualidade e desejo de Liberdade foram de algum modo sempre coarctados pela autoridade, começando pela parental, a do pai. Será que foi assim mesmo? Será que não está muito habituado a ser ¨livre¨ a não ser dentro de um grupo?
E com o amor é a mesma história: ânsia de se libertar (vénus em aquário, em quadratura com Urano, seu regente), só que Saturno está ali a limitar Urano e a liberdade ou nunca é total ou não a sente como total... penso que deve haver sentimentos de Dever (Saturno) ligados ao grupo (Urano), de se sentir de algum modo responsável (Saturno) pelo grupo.
A interpretação de Vénus em quadratura com Saturno, segundo Luís Resina:
- ¨Há alguma melancolia e tristeza ligada à sua vida afectiva. Emoções e sentimentos foram bloqueados na infância e adolescência e repercutem-se na vida adulta. Essas desilusões podem ter contribuído para uma certa amargura e pessimismo que poderão derivar num comportamento anti-social ou defensivo.¨ (In Guia de Interpretação Astrológica -1-)

Voltando ao Eu mais Profundo - penso que ele cresce, se alimenta do contacto com o público (Carlos Cruz tem o Sol em Carneiro, regido por Marte em Conjunção com Júpiter, ambos no signo de gémeos, em trígono com Vénus em Aquário). ¨O Público ama-me!¨ Acho que de algum modo é uma forma de sublimação... talvez.. acredite na imagem de si que lhe é devolvida pelo Público, o Eu que é ovacionado e Amado. Seja como for a admiração dos outros, de um público alargado por si, é demonstrada por Vénus em trígono com Lua. É (ou era?) um homem popular, com jeito para lidar com grandes massas (aquário), com lábia (gémeos), e com uma grande ânsia de comunicar, de trocar, partilhar ideias com esse Público que o ovacionava.
Seja como for esse grande triunfo podia ter sido usado (ou pode ainda) de forma mais construtiva para ele - porque CC comunica, mas é uma comunicação Intelectual, de factos, ideias, ou até ideiais - mas não é espírito, não é chama interior. Penso que essa verbe toda tem de ser usada para fins espirituais, de cura. Novamente reitero: como, não sei.

Ele está habituado a sentir as correntes subterrâneas emocionais do Colectivo e em usá-las a seu favor (tem Mercúrio em Peixes com o nódulo sul em conjunção a 3 graus). É uma coisa, um ¨dom¨ que traz de hipotéticas vidas passadas. Mas se calhar nas vidas passadas usou essa habilidade para manipular os outros, para servir os seus interesses privados. Agora nesta vida tem de aprender a Servir os outros de modo mais Objectivo e Prático (nódulo norte em Virgem), o que me é dito também por Neptuno em Virgem, apesar de ser um planeta que afecta uma grande população e não se tratar de um planeta pessoal. O que é engraçado é que Mercúrio e Neptuno estão em recepção mútua (mercúrio também rege virgem... até um novo planeta ser descoberto para reger este planeta. Mas vamos ater-nos às ideias tradicionais: Mercúrio rege Gémeos e Virgem. Continuando). Um talento para manipular, iludir (Neptuno/Peixes) os outros através das Palavras (Mercúrio). Marte e Júpiter em Gémeos são regidos por Mercúrio em Peixes, em conjunção com o Nódulo Sul - o que novamente me indica que este grande talento para as palavras, para a oratória é algo trazido (e desenvolvido) de vidas passadas. Mas mal desenvolvido - porque Marte e Júpiter estão em quadratura com Mercúrio: Eu é que estou certo! (Acreditem, eu sei: tenho Mercúrio e Marte em quadratura também e uma Grande dificuldade em aceitar Calmamente opiniões Contrárias às minhas... com Júpiter, o planeta que tudo Expande e Exacerba, tão intimamente envolvido, este cenário agudiza-se.)

Pergunto-me se CC se sente mais Ele, se sente como Pessoa Individualizada Dentro de um grupo...? Não sei se me explico e penso já ter dito isto acima. Estou a repetir-me.
Sem hora certa não posso ter a certeza de que a sua Lua (o ser emocional as necessidades emocionais básicas) está em Gémeos. Mas para um homem da Televisão, um Apresentador de renome - faz sentido. O Gémeos Comunica. Só está feliz a comunicar. O meu pai tem a Lua em Gémeos e vive colado com o telemóvel ao ouvido.
Esta lua está envolvida - SE estiver em gémeos, se estiver em Caranguejo CC seria uma pessoa muito insegura de si próprio, muito imaginativo, criativo, muito doméstico, talvez tivesse menos necessidade de estar lá fora com o público, penso eu - como estava a dizer, se a lua for em Gémeos então está envolvida numa quadratura em T com o Sol e Neptuno (ambos em oposição). Então o seu eu mais profundo, o Ego, a sua Vontade, a sua Consciência (Sol) e o seu eu emocional, instintivo (Lua) estarão ambos a ser desafiados pela dissolução que é Neptuno. É um planeta que vem e corrói. Quem é que eu sou, quem é que eu sou? Será que esta é uma questão recorrente na mente de Carlos Cruz? O seu Eu emocional e mais profundo dissolve-se permanentemente. Por outro lado isto também lhe dá a capacidade de se metamorfosear - ou de parecer quem não é às outras pessoas, dependendo das expectativas das outras pessoas. Vêem-no como o querem ver ou escolhem não vê-lo pelo aquilo que verdadeiramente é - porque é difícil, talvez.

Não sei se será assim de facto. Eu faço esta análise usando um bocado de intuição, pode haver interpretações erradas. E - lá está - posso estar a Projectar nele a Minha Ideia de como ele É.
Carlos Cruz tem todos estes dons que traz do passado, a capacidade de se metamorfosear, de iludir (para o bem e para o mal), um dom da palavra, a capacidade de intuir o Colectivo, de sentir as emoções das outras pessoas (Mercúrio em Peixes) - mas tem de agarrar nisso e construir uma fundação mais sólida sobre si mesmo. A explicação do Sol em Carneiro por Luís Resina define isso muito bem:
- ¨O Fogo inicial do Carneiro rompe com o ciclo da noite associado aos valores do Colectivo para afirmar o dia e tudo o que a ele está associado, nomeadamente o que diz respeito ao domínio do individual [!!!!] e do particular [!!!!].¨

É isso - passar do Colectivo para o particular - afirmar-se a ele Próprio, Sem fazer parte de uma grande Massa. Ele está aqui para Afirmar-se (a ele, só a ele), a si e à sua independência (apesar de ser difícil - Urano, o planeta da liberdade por excelência, está a ser constrito por Saturno, o planeta das responsabilidades, dos pesados deveres. De modo que Carlos Cruz acaba por se afirmar Intelectualmente, Comunicando - Marte com Júpiter, em Gémeos).

Não sei se será uma pessoa muito emocional... penso que não. Os planetas sociais estão em signos de ar e só Mercúrio está em Peixes. Talvez Pareça uma pessoa muito emocional ao comunicar, mas não o seja de facto. Penso que a Lua estará mais provavelmente em Gémeos (ar) e não em Caranguejo (água, elemento relacionado com a emoção). Com o nódulo sul em Peixes em conjunção com Mercúrio - pode ter usado o conhecimento que tinha das emoções alheias para fins egoístas e interesseiros. Pode ter o conhecimento profundo das emoções dos outros - mas não significa que seja (ou tenha sido) uma pessoa com uma grande profundidade emocional (não o conheço, portanto não sei se será bem assim).
Mercúrio em Peixes - sentimentos emocionais; Lua em Gémeos - emoções racionalizadas?
(Lua, sol, neptuno - perde-se na imaginação, cria fantasias irreais, necessidade de analisar com Objectividade as situações...)

(Quíron em quincôncio com Mercúrio - tem o poder de ferir - ou de curar - com as palavras...?) Como serão as discussões com ele? Tipo, diz coisas que são irreparáveis?

Vamos aos trânsitos astrológicos.

PLUTÃO

Os planetas continuam a sua progressão pelos céus após o nosso nascimento. Esse movimento, esses Trânsitos, mostram os nossos desafios actuais à medida que vão passando pelas casas do nosso mapa natal e tocando em pontos essenciais do mesmo.

Actualmente Plutão transita Capricórnio, como não sei em que casa Plutão está em transitar neste mapa, não sei dizer quais os temas que estão a sofrer uma renovação, uma morte e um renascimento. Uma mudança completa, lenta e radical. (Poderia ser a casa 10 porque de há uns anos para cá que ele está no olhar do público devido ao escândalo da Casa Pia, mas não arrisco uma hipótese...)

Em Março de 2009 Plutão faz uma quadratura com o Sol Natal de Carlos Cruz, a 3º do signo de Carneiro. Devido ao movimento retrógado, Plutão volta a tocar novamente neste ponto mesmo no fim de Dezembro de 2009 e início de 2010. Não sei se o pai dele ainda é vivo. Se sim, pode haver alguma perda. Uma perda de alguma figura parental masculina. Neste caso estou a pensar em pai. O sol também nos representa a nós, o nosso centro mais vital. Talvez tenha problemas de saúde por volta dessa altura. Seja o que for será algo que o forçará à transformação. Uma renovação não exactamente fácil.
O progresso pode ser bloqueado, pode andar frustrado porque os planos não andam para a frente. O nativo tem dificuldades em expressar os seus sentimentos quando deste trânsito. Pode haver qualquer evento, não necessariamente fácil, ao qual ele resiste (se fosse um trígono eu diria que ele estaria mais consciente da mudança e mais susceptível a ela, mais aberto à mesma), que lhe altere a vida daí para a frente. As coisas e nunca mais serão as mesmas (hummmm, prisão? Será? Vamos esperar para ver).

Plutão em trânsito trígono com Saturno (24º Touro) e Urano (27º Touro):
- A Março de 2020 Plutão fará trígono com Saturno Natal (e devido ao movimento retrógrado novamente a Janeiro de 2021). Terá 78/79 anos... (hummm, sai da prisão...? ´Tou a brincar, nem sei se será preso.) A Abril de 2021 e novamente a Fevereiro de 2022 Plutão faz trígono com Urano natal.
Os trígonos são mais ¨fáceis¨ de viver, mas nada com Plutão é ¨fácil¨. Com o trígono a Saturno pode elaborar mudanças profundas que afectam o resto da vida. Segundo J. e Derek Parker (
em: Manual Completo de Astrologia):
- ¨Podem trazer mudanças de longa duração, mas são difíceis de enfrentar pois os planetas são restritivos e difíceis. O bom senso irá prevalecer e tudo estará bem a longo prazo, mas o indivíduo poderá ter de agir de uma forma que parece menos desejável para sair de uma situação.¨
Como Saturno natal está em conjunção com Urano, Plutão irá provavelmente activar esta configuração natal. Penso que a palavra-chave aqui é liberdade. Os temas da liberdade vêm à tona. Segundo J. e D. Parker. Plutão em trânsito em trígono com Urano natal:
- ¨Há a necessidade de se começar de novo e de ser livre. Uma mudança de emprego ou de actividade de tempos livres ou de abraçar um novo projecto deverá resultar bem a longo prazo. Contudo demasiado optimismo e a excentricidade devem ser vigiados. Por vezes a influência põe o indivíduo numa posição de poder [duvido...].¨

Ok, mudanças de longo prazo com uma gritante vontade de ser livre em alguma área da vida. Será que é desta que o seu Urano se sobrepõe ao seu Saturno, devido à influência purificadora de Plutão? Será que só por volta dos seus setenta e muitos anos terá a coragem de se impôr, de ser livre, de se libertar (Urano) de um elemento restritivo e castrador (Saturno) da sua vida?
Humm, implementará mudanças de longo-prazo que lhe permitirão uma maior liberdade?

SATURNO

É o planeta das restrições, das limitações, da responsabilidade, da maturidade. É o planeta que nos obriga a trabalhar para obtermos o que queremos. Dá-nos disciplina e perseverança. Recompensa-nos ao fim de anos de trabalho. É o planeta que nos torna adultos.


Em Setembro de 2008 Saturno vai estar em conjunção com o nódulo norte em virgem.
Pergunto-me se, por volta desta altura (ou talvez um pouco antes até), a missão deste planeta, deste Mestre, deste Professor das Lições duras, não será a de reconduzir pelas orelhas Carlos Cruz à sua missão, ao seu objectivo de vida? Algo o levará de novo ao caminho, à lição que deve aprender... penso eu. Como o signo é virgem será que será feito através de uma doença? Não o sei, apenas pensei nessa hipótese.

No fim de Agosto Saturno em trânsito vai estar em oposição a Mercúrio em Peixes natal. Talvez receba notícias pouco animadoras? Talvez das Autoridades relativamente às alegadas vítimas (jovens - Mercúrio). Ou vai sofrer uma restrição à sua comunicação. Pode haver alguma inibição na expressão e uma possível depressão. Penso que o que Saturno está a dizer aqui é: começa a pensar doutra maneira. Este Saturno (Autoridades) está a criticar fortemente (virgem) a nebulosidade (peixes) do dicurso de Mercúrio (C. Cruz). Penso que lhe pedem , lhe exigem!, sê mais claro! Sê mais objectivo! Não toleramos mais véus, mais cortinas de fumo! (Mercúrio em Peixes.) Pode ser que seja apanhado nalgum tipo de falsidade.

Este Mercúrio natal está em quadratura com Marte e Júpiter natais, em conjunção no signo de gémeos. Penso que Saturno, ao activar estas quadraturas, vai talvez enfurecer C. Cruz, que não vai conseguir esconder a sua fúria e desagrado sobretudo porque ele tem uma ideia talvez um pouco exagerada (Júpiter) da sua inteligência (Mercúrio) como também da sua masculinidade (Marte em conjunção com Júpiter). Isto, parece-me, fala-me de arrogância (Júpiter expande tudo) sobretudo quando é desafiado pelos outros. Esta estimulação feita por Saturno (e os seus possíveis efeitos) vai durar todo o mês de Setembro uma vez que Saturno vai estar a 14º de Virgem, fazendo uma quadratura a Júpiter natal a 14º Gémeos, reactivando a dita configuração. Parece haver aqui muito Ego à mistura. Também é em Agosto que Saturno faz a quadratura a Marte. Aqui de novo se vai sentir restringido (Saturno) na sua acção (Marte). Será que o impedem de viajar ou algo assim? Seja como for a sua acção, o seu movimento - são postos em causa. Talvez se sinta com menos poder (Marte) e ameaçado na sua masculinidade (Saturno quadratura a Marte natal), masculinidade essa que tem em grande conta (Marte em Conjunção com Júpiter).
Como disse isto vai estar activo em Agosto/Setembro e depois novamente a Abril/Maio/Junho de 2009 quando Saturno em trânsito tocar novamente nos graus 14 e 15 de Virgem.
(Agora de repente pensei: será que aparecerão novas testemunhas no caso da Casa Pia...? Logo se vê.)

Entre Setembro/Outubro de 2009 e depois em Maio/Abril de 2010 Saturno em trânsito vai fazer um trígono (aspecto mais favorável, fluido) à conjunção de Saturno e Urano natais. E, nessas datas, vai também fazer um conjunção ao Neptuno natal a 28º Virgem.
De repente pensei: ¨Reality check!¨ Apesar do trígono a Urano, o planeta da Libertação, penso que não deve haver uma porque Urano está a ser constrangido por Saturno natal. Ele está habituado a nunca ter uma liberdade total, a nunca ser totalmente o indivíduo que anseia ser. Será que, durante toda a vida, alguma vez se sentiu livre? Talvez não, atrevo-me dizer. Portanto se nestes períodos de tempo ele tiver a sua liberdade (Urano) limitada (Saturno) pelas Autoridades (Saturno) - talvez se consiga até adaptar bem (trígono) e use essa ¨prisão¨ (que não faço ideia se acontecerá ou não, isto são apenas hipóteses) para um exame profundo aos seus ideais (Neptuno). Talvez seja a partir desta altura que ele se comece a conhecer um bocadinho melhor (neptuno natal numa quadratura em T com Sol e Lua), que comece a ver mais a Realidade de quem É (Saturno) e não meramente ilusões, fantasias, espelhos (Neptuno). Talvez antigamente fugisse (neptuno) a um auto-exame - mas agora não há escapatória possível. Será que o Obrigam (Saturno) a esse auto-exame de consciência (Neptuno em oposição ao Sol)? De repente pensei em psiquiatras ou psicólogos. Enfim, algum tipo de terapeuta (Virgem). Bom, logo se verá (se calhar não estou - ou nem vou - a acertar em nada, lol).

Saturno em Balança (justiça!) em trânsito em oposição ao Sol a 3º Carneiro. Agosto de 2010.
O Carneiro é intrensicamente egoísta, é dele que parte o Impulso para a Vida, é o primeiro signo do zodíaco. É o oposto de Balança que está mais preocupado com a cooperação e com a harmonia entre todos. Balança prefere chegar a um acordo do que impôr a sua vontade (Carneiro). Balança busca a igualdade a cooperação e o equilíbrio - em benefício de todos em vez de ser apenas de um.

Ora Saturno em Balança está em exaltação! Imaginem este Saturno super Forte, imaginem-o a pressionar o Sol em Carneiro de C.C.Um Saturno Exaltado (as Autoridades, atrevo-me a pensar) a restringir, a opôr-se de algum modo aos esforços de C. Cruz. Pergunto-me se ele terá algum tipo de doença. Psicossomática, quem sabe? (Uma vez que o Sol natal está em oposição ao Neptuno natal).

Segundo ¨A Astrologia e a Saúde¨ de Sylvie Chermet-Carroy, o que pode afectar o Sol em Carneiro é o seguinte:
- ¨vitalidade importante, reacções inflamatórias, afecções da face ou da cabeça, hipertensão, febres, enxaquecas, predisposição para meningintes, congestões cerebrais, traumatismos cranianos, problemas nos olhos.¨
Como Neptuno está envolvido, a haver doença, será de origem inexplicável? Será que poderá ter febres para as quais não há explicação médica plausível? Pode ser alguma doença psicossomática à medida que sente o cerco das Autoridades a apertar-se cada vez mais?

O Quíron natal de CC está a 8º de Leão, em conjunção com Plutão, o planeta da morte e renascimento. Engraçado: o planeta da dor e da cura (quíron) em conjunção próxima com o planeta da morte e do renascimento (Plutão). Tanto pode manifestar-se de uma maneira como de outra... (curar ou matar). Ambos estão retrógados, o que me leva a pensar que no passado (vá lá, nas outras vidas) ele não se comportou como deve ser em matérias relacionadas com o Ego e o Poder (o que, por outro lado, confirma o que é dito pela quadratura de Mercúrio em peixes - que faz conjunção ao nódulo sul, ou seja este mercúrio já é um talento antigo para o intuir e o manipular dos outros - ao júpiter e marte natais. Uma grande inflação do ego que deve ser harmonizada).

O Sol em Carneiro é o dispositor desta conjunção Plutão-Quíron em Leão. O que me leva a pensar: através da transformação pela dor do Eu ele chega à construção de uma Identidade mais Independente. Pela dor, pela constante morte e renascimento de si, ele ganha uma identidade. Gostava de saber se isto faz algum sentido para ele, se através do tempo, das dores sucessivas, ele vai ganhando uma maior consciência da sua própria identidade (porque, penso, ele vem de uma realidade anterior em que a sua identidade e a dos outros estão muito misturadas, e até dentro de um grupo ele não tem grandes oportunidades de se sentir mais livre, mais ele próprio - Saturno em conjunção a Urano).
Com este eclipse a 1 de Agosto de 2008 a acontecer a 9º de Leão, muito próximo do Quíron natal, penso que o tema da dor, da doença e da cura (particularmente do Eu) vai estar presente nos meses mais próximos ou até a longo prazo. Segundo li recentemente, os efeitos deste eclipse podem durar entre 9 a 30 meses. Através da dor - penso - vai aprender a expressar mais profundamente a natureza essencial do Eu. O que me leva novamente a considerar a possibilidade de alguma doença física e/ou psicológica, talvez com uma vertente acentuada de psicossomatismo. Não sei se será assim, estou apenas a adiantar uma hipótese.

URANO

Urano é o planeta libertador, que nos acorda e nos obriga a libertar-nos, às vezes muito rapidamente. Plutão pode levar anos, o trânsito de Urano costuma levar cerca de sete anos, mas são muito mais chocantes, quase que nem temos tempo de nos adaptar. Acordamos e de repente a vida que tínhamos mudou da noite para o dia - e isto tudo pode suceder em cinco segundos.

Como não tenho a hora em que Carlos Cruz nasceu, não sei a posição exacta da Lua, portanto não posso saber se ela está a 27º Gémeos o que faz com que as próximas previsões envolvendo a Lua possam pecar por não serem precisas (e por errarem nas datas temporais).

Em Abril de 2010 Urano está a 27º Peixes a fazer uma quadratura à Lua natal - por volta dessa altura (ou provavelmente até antes) deve haver mudanças em casa, no lar ou com as mulheres na família dele (lembro-me, de repente, do divórcio da sua filha que pode ser uma manifestação deste trânsito, penso. Mas isso significaria que a Lua estaria talvez nos graus iniciais ou do meio de Gémeos. Não me lembro se o divórcio da filha foi no início de 2008 ou já em 2007) e também uma grande ânsia de se libertar, de mudar de casa talvez, uma vontade de sair, de sair. Talvez discussões com a mulher, também?
Por outro lado também poderia ser... mudar para a... prisão? Mas na verdade não sei.
Também em Abril de 2010 Urano vai estar oposto a Neptuno natal.
O princípio da liberdade oposto ao princípio do idealismo. Mas este idealismo pede um escrutínio analítico ao invés de aceitar tudo intuitivamente sem crivo nenhum (como o mercúrio em peixes).
Segundo Luís Resina este aspecto (mas natal e não por trânsito) significa que o nativo vive na ¨dualidade individual/colectivo, vida material/espiritual¨.

Urano vem e ¨acorda-o¨, de repente sente esta ânsia de se libertar de amarras, nomeadamente ao nível doméstico (Urano em quadratura à lua); ou esta ânsia de se expressar, de se individualizar, causa friccções, problemas e discussões em casa, com a mulher, com as filhas, por exemplo. Ou com as mulheres na sua vida. Não sei se a sua mãe ainda é viva. E - pode andar com muito mau humor e cheio de tensão. Ou:
como é uma oposição talvez ele tenha a vontade de se libertar de algumas relações da sua vida, nomeadamente, relações a nível de tratamento terapêutico (Neptuno em Virgem).
(E agora de repente pensei outra coisa: perigo de se juntar - de repente! urano - a um culto - neptuno?, lol. Espero que não.)

Seja como for um homem novo vai renascer, vai haver uma grande reviravolta na sua vida, quando Urano fizer conjunção com o Sol natal a Maio de 2011 e depois novamente a Março de 2012.

Segundo ¨O Manual Completo de Astrologia¨ de J. e D. Parker, o trânsito de Urano com o Sol em Conjunção:
- ¨O indivíduo pode fazer mudanças importantes que podem afectar a vida pessoal ou a carreira. Ele parece estar numa encruzilhada na vida e é importante avisá-lo para não tomar atitudes impulsivas ou prematuras. Ele sente-se incapaz de continuar no presente padrão e novos desenvolvimentos inesperados podem ocorrer.¨

Será que ele finalmente encontra forças para se libertar do Colectivo onde esteve mergulhado a vida inteira? Este Urano em trânsito também vai activar o trígono natal a Plutão e a Quíron - portanto esta será uma oportunidade de se renovar interna e externamente - a oportunidade para finalmente criar a sua própria identidade, pergunto-me? A sua individualidade?
Segundo J. e D. Parker, o trânsito positivo de Urano a plutão natal:
- “Haverá uma forte tendência para largar as circunstâncias presentes e começar de novo. Por vezes uma reavalição dos problemas psicológicos leva a uma mudança de atitude e de perspectiva.” Talvez Urano permita uma perspectiva menos emotiva e mais lógica, mais racional, do Eu.

Será que... ele vai para a prisão (se for) e depois sai em 2012...?! Sai... um homem psicologicamente novo, mais ele, mais seguro de si? E o que fará depois, pergunto-me. Ficará em Portugal ou irá para outro país? Logo se vê.

NEPTUNO

Neptuno é o planeta das ilusões, dos véus que escondem e dissimulam a realidade, mas é também o planeta do idealismo, do Todo, do Amor Incondicional, do serviço ao outro (indiscriminado, sem pedir nada em troca). É o planeta que se Martiriza, que se Sacrifica pelo Ideais (e as ilusões). É também o planeta da fuga por sonhos escapistas, pelo álcool e drogas; é o planeta da criatividade, da inspiração e da intuição. Está relacionado com a casa 12, que indica ¨lugares de confinamento¨ sejam prisões, hospitais ou mosteiros (mas quem é que vai para monge, hoje em dia, e meditar no Convento...?). O seu trânsito lentamente dissolve as bases da nossa realidade e nós nem damos por ela. Pode ser a fonte que nos conduz a uma maior criatividade, intuição, precepção das coisas invisíveis no mundo ou, se incorrectamente expresso, pode ser o veículo para tremendas desilusões.

No início de 2007 esteve em conjunção próxima com a Vénus natal a 18º Aquário, encontrando-se ainda em orbe (está a 23º Aquário, retrógrado).
O que se terá passado nessa altura? Ou provavelmente muito, muito antes disso. Li que um planeta lento, os seus efeitos podem fazer-se sentir a cinco graus antes do trânsito exacto. Hummm. Em Março de 2004 Neptuno em trânsito estava a 13º Aquário. Quando é que começou o Julgamento?? Começou em Novembro de 2004!!!! Portanto em dentro do período de acção de Neptuno, penso.

Vénus em aquário é uma das responsáveis pelo seu sucesso no olhar do público e ela toca, no mapa natal, pelo menos cinco planetas. É um planeta muito importante, estando a ser ¨desafiada¨ esses mesmos desafios apresentam-se a pelo menos mais cinco outros planetas presentes no mapa. É uma grande parte da personalidade de C. Cruz a sofrer uma grande pressão, feita de maneira muito pública, nos Media (Aquário), algo que se calhar ele nem se apercebeu e foi crescendo pouco a pouco até o engolir por completo.

Neptuno e Vénus falam ambos de Amor. Aquário tem a característica de ser impessoal. É menos ligado a nível emocional, é lógico e racional. Desprendido. Um bocado ¨desligado¨. Portanto esta forma de amar de Vénus - talvez um pouco impessoal, desligada, mais receptiva à amizade - está a ser (e esteve) desafiada pela dissolução de Neptuno.

Segundo J. e D. Parker com esta conjunção: ¨As probabilidades são que o indivíduo seja muito feliz e experimente vários eventos românticos e/ou idealistas. A influência vai dar muita cor à vida durante várias semanas e a vida deve ser agradável.¨

Não sei porquê mas, neste caso, não me parece que esta seja a interpretação mais correcta. A Vénus dele, penso, deve ser mais Visível ao olhar público. Estará na casa 10, na 11, na 7?
Será que foram dias em que houve uma religação romântica com a mulher? (Talvez o contrário! Talvez problemas com o casamento porque Juno natal estava e está a sofrer uma quadratura de Neptuno!) Ou: será que não se apercebeu que este estar no olhar do público de forma negativa ia ser uma coisa Permanente e Grave e não passageira?

O regente de Vénus, Urano, está a ser constrangido, limitado, por Saturno - o que me leva a pensar que C.C. não ama como ou quem ele quer amar.

Desde Março de 2009 a Abril de 2010 Neptuno em trânsito vai fazer uma quadratura a esta conjunção Saturno-Urano. Dissolução da liberdade por volta dessa altura? (Será que, a haver prisão, ele será preso em 2009 e libertado em 2012?) 3 anos?!
Continuando...
Neptuno em trânsito difícil com Saturno - período de indecisão, de não saber o que fazer, talvez tristeza...
Neptuno em trânsito difícil com Urano - período de confusão e de Stress. Se calhar não vai saber muito bem o que fazer... se calhar vai estar ¨preso¨ (ou doente) sem se poder libertar (Urano). Os seus sonhos de liberdade e de individualização (Urano) sofrem um grande revês, têm de ser revistos (quadratura de neptuno). Novamente isto leva-me a pensar:
- um grande auto-exame da alma, do ser mais interno, possível só porque estará (quem o sabe... eu não sei, digo e repito - são apenas hipóteses de trabalho!) em confinação e terá tempo para esse auto-exame da consciência ou pode até ser obrigado a ele...
(O que talvez provoque o seu renascimento interior - ajudado por Urano - em 2012, como referi antes.)

Em 2016 Neptuno vai fazer uma conjunção ao Mercúrio natal.
Este homem novo vai aprender a Pensar, a Comunicar de outra maneira? Com maior compaixão? Ou, por outro lado, podemos esperar outro escândalo por volta dessa altura?
Pode ser um bom trânsito para ideias brilhantes e inspiradoras. Como se recebesse Ainda mais informações - a nível intuitivo - das Esferas Superiores, lol. Agora a forma como usará todo esse Conhecimento já é outra história... esperemos para ver. Talvez ele regresse aos Media nesse período, um novo programa? Um livro? Este Neptuno vai também começar a dissolver o seu Ego (marte) inflado (Júpiter).
Bom, vamos esperar para ver.
Bom, fico-me por aqui. Só espero é que o homem não me processe, lol.
Opiniões, correcções e não só para o mail: dunyazade@gmail.com


Tempo total de trabalho: seis horas e meia (não seguidas).

Palavras: c. 5550.
Caracteres: cerca de 32 mil.

*[Adenda a 8.08.08: de repente pensei - depois do António Rosa me ter chamado a atenção relativamente a Mercúrio em Peixes, que não é manipulador, mas tendo mais um elemento de vitimização, pensei, dizia - e se o C.C. está a ser o Bode Expiatório (Peixes, casa 12) do Grupo? Será que ele está literalmente a Sacrificar-se pelo Grupo...? ]

2 comentários:

Maria Da Costa disse...

Não nos compete a nós julgar os outros, só os competentes tribunais o podem fazer, mesmo esses são falíveis.

Vi um horóscopo do C. Cruz há uns bons anos feito por um amigo. Recordo-me que o respetivo Ascendente se encontrava no signo do Escorpião.
Guardo esta referência astrológica por me ter interessado em tempos pela astrologia científica.

Dunyazade disse...

Muito obrigada pela informação sobre o ascendente.