sábado, abril 25, 2009

Sangue

Huuuu, sangue, Sangue!!!!!

Hoje foi, se não me engano, a minha nona dádiva de sangue no IPS, sito no Hospital Júlio de Matos em Lisboa. Por ser feriado não havia quase ninguém - cheguei, fui atendida.

Aquilo é muito simples:
- chega-se e preenche-se um questionário formal, sempre (já alguma vez foi recusado como dador? Sim, no meu caso várias vezes porque o nível de hemoglobina era inferior aos parâmetros. Nasceu fora de Portugal? Viajou para Fora de Portugal nos últimos xx meses? Fez algum piercing ou tatuagem nos últimos xx meses? Foi operado? Teve tratamento dentário nos últimos 7 dias? Teve diarreia e vómitos nos últimos dias? Fez alguma vacina nos últimos dias? Etc, etc, etc. Eles perguntam tudo.)

- Depois entramos no gabinete onde falamos com o médico (neste caso - médica), que nos volta a fazer uma versão muito abreviada das mesmas perguntas, nos tira a pressão arterial (acho que a minha subiu um pouco), nos dá uma picadinha no dedo para medir o tal nível de hemoglobina! O mínimo é 12,5. Eu, mercê de enfardar nas últimas semanas ovos, fígado (nooojooooo!) e carne de vaca, tinha-o a... 12,6. Mesmo ali no limite. A médica perguntou-me se não gostava de fígados de galinha. Aparentemente também é bom para a anemia (que, em sentido estricto, eu não tenho). Bom, na verdade prefiro moelas...

- Depois vamos para outra salinha onde comemos: há café, suminho, bolinhos e sandes!
- A seguir é que vamos para a sala onde se faz a dádiva. Entregamos os papéis a quem lá está (enfermeiros, julgo), abancamos, escolhemos o braço, é-nos colocada a agulha no braço e ficamos ali cerca de 8 minutos (no meu caso, e é se tanto) até a unidade estar plena. Entretanto actualizam o nosso cartão de dador com mais esta dádiva. Descansamos uns minutos antes de sair e...

- voltamos à salinha para comer mais qualquer coisa.

E pronto! C'est finit. É super rápido e fácil.

De lembrar que se comerem uma refeição pesada só podem dar sangue depois de três horas.

Experimentem.

Sem comentários: