sábado, julho 05, 2008

Perfil Vocacional

Gostei tanto deste diálogo, deste conjunto de dois textos, que o vou pôr aqui, mesmo correndo o risco de perder alguma da minha privacidade. Mas eu acredito que o Conhecimento - por mais pequeno que seja - é para ser partilhado pelas Massas. Não se pode esconder a verdade (ou parte da verdade). Não acredito nisso. Não acho correcto, não acho justo nem certo. Porquê? O escorpião, para poder dominar e controlar, esconde o conhecimento que tem da verdade, isso dá-lhe aceso ao poder; sagitário (onde eu tenho a lua), o signo que vem logo a seguir ao escorpião, reage a ele e o que antes era escondido é agora Abertamente Partilhado. Portanto, aqui vai o meu mega testamento e a longa e simpática resposta (a laranja, abaixo) de António Rosa (um Astrólogo Mesmo a Sério).

TÓPICO: Re:Junho 28 - Exercício astrológico nº 3 - Nível 1 - MC e perfil vocacional



Olá;

estou a fazer o jantar e entretanto vou-me ocupando por aqui :)

Aqui fica, novamente o meu mapa (embora já tenha aberto um tópico só para ele, mas neste incluí também lilith):




O signo no MC é leão cujo regente é o meu sol na casa 9 em leão. Suponho que tenho de ter um papel mais activo, mais proeminente na sociedade - tenho de ser Vista. Como leão quero, é verdade, confesso, ser respeitada e admirada. Fazer calmamente e anonimamente o trabalho nos bastidores Sem receber qualquer tipo de Reconhecimento é para mim a Morte. Tenho uma dor imensa quando envio um livro para editora atrás de editora e ou vem recusado ou nem isso. Como leão não suporto a indiferença - a esse nível, ao nível da criatividade.
Mas, é muito estranho - os meus objectivos profissionais ciclicamente mudam, alteram, transformam-se por completo (influência de Plutão na casa 11?).

1º quis ser Arqueóloga. Fiz dois anos, desisti no 3º porque de repente aquilo deixou de me dizer fosse o que fosse. Arqueologia - seria um retrocesso ao passado? Nódulo sul em caranguejo (história) na casa 8 (escavar) em conjunção com Saturno (escavar pedrinhas)?

Mas eu tenho de sair do N. sul e avançar para o n. norte em capricórnio - e isso é tão difícil. Tenho uma amiga que é a típica - ou hiper! - capricorniana: trabalha 7 dias por semana, tem objectivos a muito longo prazo - e faz por alcançá-los. Penso que ela está na minha vida para ser, entre outras coisas, um exemplo para mim.
Só que é-me impossível ser assim! Morria de exaustão. Descansar é muito importante para mim! Fazer Nenhum é muito importante para mim.

Bom, depois quis (e continuo a querer) ser escritora, viver da escrita. Só publiquei 3 livros e uns poemas numa colectânea - um sucesso muito moderado. Mas aprendi a escrever - se calhar foi esse o objectivo: aprender a escrever. Pensar que, ah, 50 mil palavras, isso não é nada. Faço num mês. E faço, até em menos. Escrever não me assusta e gosto de o fazer.

Escrita (indicadores) - sol na 9 em leão (Mas: a receber duas semiquadraturas de plutão na c. 11 e saturno na c. 8, ambos em quadratura - pobre do meu solinho. Ele é o "midpoint", portanto entre plutão e saturno - logo, penso já aqui se explica parte da minha dificuldade em ter best-sellers e tal :p). Também:
- lua em sagitário (que rege o n. sul em caranguejo - talvez eu em "vidas passadas" escrevesse já, mas mais para mim, talvez poesia, ou textos íntimos, só meus, que nunca veriam a luz do dia) em quadratura com plutão. É regida, a lua, por Júpiter em Aquário Retrógado!

É como se a alma (ou o que seja) me dissesse: ok, tu podes escrever, mas se enveredares por esse caminho nunca vais ter sucesso.

Recentemente vi que tenho algum jeitinho para a Astrologia - e há mais de um ano que não escrevo ficção, só textos curtos, raros, para pôr no blog. A maioria da minha escrita está centrada na astrologia (e mais recentemente no tarot, mas continuo a preferir a astrologia porque a acho mais lógica, mais racional - aquário; o tarot parece-me um instrumento mais apropriado a quem tem muito peixes no mapa natal - é algo mais fluído).


Há pouco, no tópico sobre Letizia falámos sobre a estrela Regulus. Descobri que Afinal ela não está em conjunção com o meu MC (ó desgraceira :( ) mas mesmo assim cai-me na casa 10. Sempre olhei para a Regulus com alguma Esperança. Tipo, ok, agora não estou a ter o sucesso que eu quero e almejo (e sou obrigada a trabalhar num call-center, coisa que detesto - e olho para isso como sendo significado por Júpiter R. em aquário na casa 3) mas um Dia, um dia sim, eu Chego lá! lol. Ai, ai. Há medida que se cresce temos de largar as ilusões como as cobras largam a pele.

Mas! Estive a ver melhor E!!!!!!
(Rufam os tambores.)

Com a Regulus a 29º27 leão ela está portanto:
- a 7 minutos de um trígono exacto com a minha lilith natal (29º21 sagitário) - e ultimamente ando a pensar muito nela como a "feiticeira, a bruxa" - com a lilith em conjunção com a lua e sendo a lua a regente do n. sul em caranguejo na 8 talvez - eu já tenha sido "bruxa" noutras ocasiões? Talvez tenha sido reprimida? (saturno em oposição a lilith). Ou: talvez tenha sido obcecada com o poder (lilith em quadratura com plutão) e tenha oprimido outros e ao mesmo tempo sido oprimida?? Com a lilith na casa 2 - a casa dos talentos - talvez seja um dom natural meu... por estar a 29º sagitário talvez seja minha função Reaprender a usar o poder de lilith para o bem? Para ajudar sem Reprimir, controlar, manipular...? Bom, não sei. Sou um bocado cega para o meu mapa.

- A estrela Regulus também está em trígono a um grau com Marte em Carneiro na casa 6.

Sempre li que marte na casa 6 nos dá a vontade de ter um trabalho independente, ser o nosso próprio patrão - e ainda por cima em Carneiro ainda reforça mais isto. Mas penso que ele não tem a "força" toda que devia ter (eu sou muito passiva) porque está em conjunção com quíron (a minha assertividade está de algum modo "ferida") e também porque, segundo os textos antigos, a casa 6 é uma casa "maléfica".

Então, casa 10 (Regulus), casa 2 (talentos inatos, os nossos recursos), casa 6 (serviço, trabalho do dia a dia) - grande trígono em fogo, o elemento Espiritual - talvez ainda haja esperança para mim, de ter o sucesso que desejo ter - mas talvez não da maneira como o quero - talvez a escrever, sim, mas talvez a escrever Sobre astrologia...? Ter Projecçao (casa 10, leão, regulus) devido a isso? Ser a "bruxa" (casa 2, lilith) dos meus clientes (casa 6) a quem desejo "curar" através da astrologia (marte em conjunção com quiron)?
Mas talvez quando algum trânsito ou progressão meus "acordar" a Regulus é que isto acontecerá...?

Será que eu passei este tempo todo a preparar-me para receber a astrologia? Porque é que não tive contacto com ela antes? Porquê?

Será que estou mais vocacionada para a astrologia e só agora me dou conta? Outro elemento que me fala disso:
- Urano na casa 11 em conjunção - cazimi - com Urania. Penso, pelo que li, que ambos os elementos representam astrologia e sabedoria.

Só sei que os meus objectivos de vida mudam ciclicamente - honestamente não sei o que me esperará anos mais tarde. Agora, neste momento, vou trabalhando e estando um pouco confusa quanto à minha "vocação".
Para ajudar à "festa" tenho a P. da Fortuna na casa 4 em peixes o que para mim só me diz: descanso, tranquilidade, paz, paz. Nada de chatices, nada de "go out in the world and make it!" Diz-me antes: fica em casa, com um chazinho, ao pé da lareira, enrolada numa manta a ler um livrinho. Talvez cumpra a P. da Fortuna quando for velhinha - uma casa na praia, com lareira, um cão e um gato, a escrever e a estudar calmamente - mas acaba por ser um contrasenso - porque aí estou a virar-me para o nódulo sul em caranguejo! Talvez a lição seja - podes ter (ou Reaver?) o teu n. sul (ou PF em peixes) desde que O Ganhes com o teu Esforço - sem que os teus recursos estejam dependentes dos dos outros (casa 8).

Bom, fico por aqui.
(Ganda testamento...!)

[Adenda: outra coisa que me esqueci de acrescentar. Vesta, que representa aquilo que é sagrado para nós, está na casa 9 em conjunção com o sol. Um dos meus lemas é: a Liberdade é o valor mais alto. É importante ser livre e ser verdadeiro. É importante não mentir. Custa-me mentir no trabalho, por exemplo, aos clientes, por ordens superiores. Nem é bem mentir, é "omitir", não dizer a verdade toda. Bom, mentira: muitas vezes é mentir mesmo.]

[Outra adenda: só agora reparei - Regulus também está em sextil - mas a mais de um grau, penso - com Saturno na 8... hummm. Penso que Regulus não tem aspectos desafiantes no meu mapa - isto não analisando os midpoints... Interessante.]

[Adenda a 4.07.08 - só para acrescentar mais uma coisinha: a estrela fixa Spica - 23º balança - está perto do meu Urano (19º balança) - mas não sei se é considerada uma conjunção. Não está também relacionada com a astrologia? Se for uma conjunção - não tornaria o meu Urano mais forte?]


RESPOSTA:


Olá Dunyazade – O seu mapa é fascinante. Esse seu Sol em Leão na IX dá-lhe a oportunidade de expandir os seus horizontes, tornar-se respeitada numa determinada área de vida. A escolha é sua, mas terá sempre em conta o resto do mapa. Não se esqueça que o seu Sol está num signo fixo e em conflito dinâmico com o seu ascendente Escorpião, outro signo fixo, sem, no entanto, fazer conjunção ao seu MC. Quando esta duas naturezas se harmonizarem, obterá o que pretende, até porque o Sol faz um aspecto criativo com a Roda da Fortuna, em Peixes, na IV.

Noto bem que estou de férias, sem pressa, a responder calmamente a este seu exercício. LOL

Por acaso sabe que tem conjunto ao seu MC a estrela fixa Alphard? Deixo-lhe aqui a definição para esta estrela que temos aqui no site: “Teimosia. Magnetismo. Natureza apaixonada. Risco de isolamento. Êxito social. Risco de envenenamento. O nativo que tiver esta estrela no seu zodíaco de nascimento obterá muito provavelmente um bom êxito social. Isso resulta muitas vezes do seu magnetismo, que ele não hesita em empregar para poder obter aquilo que deseja. O êxito será tanto maior quanto os aspectos benéficos que estão no conjunto do tema de nascimento do nativo são poderosos, ou seja, em trígono com Saturno, Vénus, o Sol, a Lua e Júpiter, bem como com as Casas angulares I, IV, VII e X, sobretudo quando a orbe estiver muito próxima do grau zero. Quanto aos aspectos maléficos, tomaremos aqueles que estão em quadratura e em oposição o mais perto do grau zero de orbe.”

Não se esqueça desta insistência na citação acima: “o mais perto do grau zero de orbe”. Confira bem, por favor. A orbe máxima das estrelas fixas a qualquer ponto do mapa vai até 1º. Quanto mais próxima do grau zero da orbe, melhor.

Sua frase “Mas, é muito estranho - os meus objectivos profissionais ciclicamente mudam, alteram, transformam-se por completo (influência de Plutão na casa 11?)”. Já deu atenção à semi-quadratura que o seu Sol faz a Plutão?

O seu Nodo Norte recebe raios muito positivos dos planetas: Lua (conjunção), Marte (trígono), Júpiter (semi-sextil), Neptuno (semi-sextil). Fazendo aspectos dinâmicos a planetas muito cármicos e poderosos: Saturno (oposição), Plutão (quadratura). Um bocadinho tarde na vida obterá os seus propósitos.

Este seu texto, assim como o da Princesa Letizia dariam dois belos posts no seu blogue “Escrita” - http://escrita.blogspot.com
Por acaso já perguntou à sua amiga capricorniana que faz planos tão a longo prazo, se ela é feliz? Se tudo lhe corre bem na vida? Se está isenta de emoções? Se apenas vivencia a força perfeccionista capricorniana que deseja materializar os seus objectivos? Se as coisas menos boas que acontecem na vida dela são “desculpadas” com a típica frase “estas coisas acontecem”? Ela até pode estar na sua vida para a Dunyazade aprender qualquer coisa. Todos interagimos assim, uns com os outros. Uma cosia é capacidade da sua amiga de continuar por trilhos estreitos (por alguma coisa tem a representação da cabra montanhesa), outra muito diferente é ser modelo para os restantes. Fico-me por aqui…

Falemos da escrita (a sua) – que parece ser um desejo intenso e ainda bem.

A dificuldade em ter bestseller. Uff! Entrou na minha área, pois sou editor há mais de 30 anos, apesar de só trabalhar por conta própria desde 2000. Primeiro, seria necessário definir o que é para si bestseller nos tempos que correm, sem ser figura pública da televisão. Quantos exemplares acha que a MAIORIA dos livros vendem em Portugal? Bestsellers são excepções. Longsellers é outra coisa e fundo editorial (midle list), outro ainda.

Esse posicionamento que indicou do seu Sol com Saturno e Plutão, leva-me a crer que o sucesso chegará, se não desistir. Só que chega tarde na vida. Muito tarde… Eu sei que o ideal é que chegasse agora… No entanto você afirma que já escreveu 3 livros.

Ainda irá cumprir essa sua Lua em Sagitário que deseja ser ouvida e respeitada pelo que diz.

A escrita astrológica está associada aos ideias superiores da sua casa IX. Porque não? É prosseguir. Praticar. Analisar. Estudar. Escrever. Não desistir.

Quanto à sua casa X, tem estas trelas fixas: Regulus, Praecipua, Zosma, Denebola. A seguir reproduzo textos do nosso site, para a Dunyazade se situar:

Denebola - Significação: Generosidade. Prestabilidade. Encanto. Paixão. Personalidade sedutora. Fé. Dificuldades pessoais. Problemas afectivos. Mágoas. Risco de intoxicação. Provações por meio dos elementos da Natureza. Risco de problemas com os olhos. O nativo que tiver esta estrela no seu zodíaco de nascimento poderá constatar o poder com que o destino pode influenciar a sua vida em geral. Através desta estrela, irá sofrer certas provações que lhe acontecem no momento em que ele menos as espera. Contudo, é raro que durem muito e que afectem profundamente a vida do nativo.

Zosma - Significação: Aventura. Egoísmo. Perda. Imoralidade. Toxicomania. Tenacidade. Viagem. Instabilidade. Morbidez. Magnetismo. Risco de problemas psicológicos. Prisão. O nativo que tiver esta estrela no seu zodíaco de nascimento sentir-se-á inclinado a pensar que não tem sorte e que o destino quer certamente pregar-lhe uma partida colocando esta estrela no seu tema, mas engana-se. Apesar das aparências, esta estrela é mais benéfica que nefasta. Ela permite uma certa transcendência da personalidade por meio das provações. O êxito continua a ser muito possível, sobretudo quando a estrela recebe aspectos benéficos dos luminares, de Saturno, de Vénus e das Casas angulares perto do grau zero de orbe. A prisão é muito mais moral que física, a menos que haja aspectos muito contrários.

Praecipua – Infelizmente, não temos nada sobre esta estrela fixa.

Acho que eu devia parar, pois já vai longo e a Dunyaze fica sem paciência para me aturar.

Gostei muito deste seu pensamento: “Então, casa 10 (Regulus), casa 2 (talentos inatos, os nossos recursos), casa 6 (serviço, trabalho do dia a dia) - grande trígono em fogo, o elemento Espiritual - talvez ainda haja esperança para mim, de ter o sucesso que desejo ter - mas talvez não da maneira como o quero - talvez a escrever, sim, mas talvez a escrever Sobre astrologia...? Ter Projecçao (casa 10, leão, regulus) devido a isso? Ser a "bruxa" (casa 2, lilith) dos meus clientes (casa 6) a quem desejo "curar" através da astrologia (marte em conjunção com quiron)? Mas talvez quando algum trânsito ou progressão meus "acordar" a Regulus é que isto acontecerá...?”

Muito bem alinhado e descrito.

Não sei porque acha isto da sua Parte da Fortuna: “Para ajudar à "festa" tenho a P. da Fortuna na casa 4 em peixes o que para mim só me diz: descanso, tranquilidade, paz, paz. Nada de chatices, nada de "go out in the world and make it!" Diz-me antes: fica em casa, com um chazinho, ao pé da lareira, enrolada numa manta a ler um livrinho.”

Não estou nada de acordo. Penso mesmo que os assuntos criativos serão tratados em casa. Não vejo a pessoa deste mapa enrolada numa manta e a vida passar-lhe ao lado. Isso não coaduna com a Parte da Fortuna. Mas nada a impede de no inverno passar um serão enrolada numa manta, para DESCANSAR e usufruir desse prazer.

Isto foi um testamento, Dunya. Nota-se muito que lhe estou a responder em período de férias. Muito obrigado por ter participado.

Sem comentários: