sexta-feira, julho 25, 2008

Sol em Domícilio

Um artigo roubado descaradamente à Madame Celeste.

Como sempre, em homenagem a entrada do Sol em Leão, o textinho básico de sempre... hehehe.

Leão, do ponto de vista da astrologia psicológica, é um importante passo no desenvolvimento da consciência individual, uma vez que faz emergir o primeiro sinal da individualidade a partir da auto afirmação. Nesse caso, Leão é muito diferente do iniciador Áries, ao passo que não se trata de um impulso básico de sobrevivência que o faz lançar-se no mundo, mas sim a procura pelo seu espaço consciente e ativo, a certeza que pertence a algum lugar e da responsabilidade que tem com o mesmo. Leão leva àquele crescimento da personalidade que lentamente expressará o processo do autoconhecimento, uma mescla de pensar - sentir -matéria que produz a síntese do seu eu inferior e superior integrado. Leoninos querem mover-se para frente sempre: crescer, ampliar, expandir. Essa noção básica de progresso marca toda sua trajetória, muitas vezes marcada por desafios e conquistas. No fundo desse ímpeto em vencer está a batalha em integrar sua personalidade e polir sua consciência.

Leão simboliza na natureza a culminância da vegetação, a plenitude do fruto, toda a magnificência ou maturidade sob o Sol. em analogia com esse apogeu está a plena afirmação do Eu, da individulaidade, da vontade, a expressão da força domada, da energia luz disciplinada, destinado a manifestar todas as habilidades do indivíduo. O ato de despejar a luz em algo - seja em uma pessoa, uma situação ou um lugar - e torná-lo brilhante, é uma capacidade da inteligência leonina. Nada para eles deve ser opaco, murcho e sem vida.

Leão é a compreensão da busca do valor central da vida, é a busca da inspiração. É também o símbolo das paixões do coração que por elas nos deixamos estrangular. É a compreensão do nosso poder de afirmação, de nossa atividade, de nosso dinamismo soberano, conquistador e avassalador. É o poder de auto-expressão e atividade criativa.


Quando um leonino entra em uma sala, parece que a luz se acende. Eles possuem o dom de despertar o melhor nos outros. Sempre muito bem vestidos, arrumados, com gestos calculados para causar o maior impacto possível, sabem muito bem controlar a atenção dos outros. Vai se apresentar ao mundo de forma dramática, firme ou arrogante para ganhar o reconhecimento social e conquistar o lugar que acha merecer. E, mais do que isso: sabem que a vida não é só flores. Possuem a consciência que, para alcançar a iluminação verdadeira, precisam aguentar a pressão que a vida impões, os limites, o controle. Por isso são tão rígidos consigo mesmo e com os outros. Não aceitam fracotes, mediocridade, gente que rasteja no chão. Querem ao seu lado pessoas que podem se orgulhar e se inspirar. E se revelam grandes ingênuos... acreditam sempre no melhor da vida e podem ser passados para trás por causa disso. Mas isto lhe traz um problema, aquele que é o centro das atenções, acarreta inveja e oposição, e isto aborrece o Leão, que quer ser amado por todos. E para que esconder que isto lhe incomoda, passa a ostentar, a gastar, a fazer grandes gestos.

Em Leão observa-se a substituição da consciência instintiva pelo senso de responsabilidade individual. Muitos leoninos experimentam essa sensação desde que nascem: a certeza que tem que ser fortes, nobres, leais, assumir seu espaço e lutar por ele que a vida trará frutos. E, em todos os casos, isso acontece. Quando o leonino manifesta seu lado mais evoluído, parece que a vida é só sorrisos. No entanto, muitos caem na armadilha da vaidade e do exercício corrupto do poder, apenas em uma busca infantil por aprovação externa. Os leoninos são mais inseguros que imaginamos ... e que eles querem que você pense. Por trás de uma armadura cheia de brilho, faísca e desenvoltura, se enconde uma criança brincalhona e sensível, em uma eterna busca por aceitação. O líder só existe quando existe grupo, a lógica é a mesma para Leão. O foco na individualidade é apenas uma faceta da necessidade de integração da personalidade.

Sem comentários: