sexta-feira, maio 19, 2006

O que um escritor precisa saber

... para compreender como o mercado funciona em Portugal.

Abaixo, não a parte mais relevante para mim - enquanto autora -, mas um trecho que me diz directamente respeito. Porque todo o artigo - todo ele - é relevante para mim.

"E com isto refiro-me igualmente à actividade de escritor. Escrever um livro leva tempo, tempo de pesquisa, planeamento e escrita propriamente dita. E há que existir dentro de nós - há que poder passar tardes em frente ao mar a deixar os diálogos acontecer e os personagens crescer no espírito, saborear o enredo, experimentar alternativas e perceber se se enquadram.

Mas se não se ganhar um mínimo pela escrita para pagar as contas do dia-a-dia, há que arranjar emprego... E como conciliar a criatividade com uma família e um trabalho normal? Que fins-de-semana, que noites ficam livres e de espírito aberto e descansado para deixar as palavras fluír? É de admirar que a maioria dos escritores entre nós pertençam à classe dos professores e dos médicos e de outros profissionais não obrigados a um ritmo constante de produção e dedicação e responsabilização hierárquica de pelo menos 40 horas por semana?"

[negritos meus]

Sem comentários: