segunda-feira, dezembro 01, 2008

PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO

AS POSSÍVEIS FORMAS DA MANIFESTAÇÃO DE PLUTÃO A TRANSITAR PELO SIGNO DE CAPRICÓRNIO

O Tempo contrai (ou talvez não, tenho de pensar melhor nisto); o dinheiro contrai de certeza; o tempo fica mais frio (apesar do aquecimento global). Menos dinheiro disponível para gastar em coisas superficiais ou de luxo, irá todo para produtos de necessidade básica, abrigo, comida e roupa (sensata e não espalhafatosa em que meio metro de tecido fino custa 100 euros e supostamente é uma camisola...). Vai investir-se na qualidade, em coisas práticas e terrenas. ¨Common sense rules¨. Vamos voltar ao tempo em que só se comprava um par de sapatos e um fato de ¨cerimónia¨ uma vez por ano. Um reviver da igreja, no seu aspecto formal, convencional, mas menos preocupação em viver e sentir a religião no seu aspecto espiritual? Organic food rules. Menos obesidade à volta do mundo (vai haver menos comida disponível. Guerras por causa de comida). Será que os que nascem nesta geração vão ser mais altos que os seus predecessores? Mais secos de carnes? Demasiado ênfase posto no Parecer Bem aos outros, ¨não faças isso, parece mal!¨, no estatuto social (quanto mais elevado, melhor), no ser visto como Maturo, Responsável, um Adulto que sabe o que fazer, que toma as rédeas da situação (mas depois esta série de adultos acaba por fazer merda, mas enfim). Será que será imposto durante este trânsito uma idade para a reforma mais avançada? Será que o sque nascem durante este trânsito vão trabalhar até muito velhinhos sobretudo porque querem? (Ou se calhar porque serão obrigados pois não haverá dinheiro para reformas...). Por outro lado, se o fizerem, isso é bom para o Sistema da Segurança Social.
Será que vai haver um aumento de poder para os homens, para o Patriarcado? Será que os direitos das mulheres já conquistados serão de algum modo perdidos? Haverá um retrocesso nesse aspecto? Não sei se será assim: isto são questões que me coloco a mim própria, usando a simbologia porque eu não sei como será.

Plutão em Capricórnio oposto a Caranguejo - signo relacionado com as crianças e mulheres (nomeadamente as Mães): maior controlo sobre os jovens? Ou até sobre a natalidade? Bloqueios ao aborto e/ou aos anticoncepcionais? As crianças serão mais facilmente enviadas para a prisão, apesar de serem crianças? (Nenhuma compaixão, o completo inverso?) Em partes do mundo onde a Pena da Morte existe - a morte (plutão) ditada pelo Estado (Capricórnio), por razões políticas (Capricórnio) - e também por quebrarem as regras da sociedade, da ordem vigente que não se quer alterar/transformar - às crianças (Plutão oposto a Caranguejo)?

Penso que vai ser melhor ser (ou ser visto como) ¨adulto¨ do que criança. Os novos gurus: os velhotes com sabedoria (real ou imaginária). Talvez, quem sabe, avanço científico no que se refere a Estruturas Corporais: pele, ossos, dentes, articulações (elementos regidos por Capricórnio). Novas técnicas dentárias, novas técnicas de enxertos de pele para pacientes queimados ou com cancro de pele? Em termos de medicina, avanços na gerontologia? Uma especialidade que vai estar em Alta nas próximas décadas, tal como a cirurgia plástica esteve (e está) em alta nas décadas anteriores?
Por outro lado, será que a geração nascida neste trânsito terá, em velha, problemas de saúde relacionados com pele, dentes, ossos, articulações, joelhos - uma geração coxa? Quer dizer, não sei, não vou estar cá para ver nem planeio ficar para semente. Isto é um jogo de possibilidades, um pequeno exercício mental/intelectual, um jogo com a simbologia.

Sentido de humor: mais seco e cínico, maybe? Sem grandes floreados? Indo directamente ao ponto, sem o excesso sagitariano (que ri e faz palhaçadas). Os humoristas serão menos sorridentes, mais do género ¨gloomy¨? Ena, se calhar o Bruno Nogueira (bueda alto e magro - características capricornianas – e, segundo uma pesquisa no google, um aquário – signo co-regido por Saturno – e com a vénus em capricórnio) será um humorista proeminente durante esses anos (lembrete: plutão sai de capricórnio definitivamente em 2024).
Capricórnio: no time to fool around, just stop playing ando go to work. Extrema importância dada à carreira, trabalho, à gestão com eficácia do tempo (aposto que livros que lidam com este assunto vão vender que nem pãezinhos quentes - feitos com farinha vinda de cereais cultivados de modo orgânico, à moda da avó – quentes...).

Importância posta também na capacidade de trabalhar longa e duramente, sem esperar benefícios a curto prazo, mas sim fazer planos a muito longo prazo e colocá-los em prática diariamente e colher a recompensa pelos esforços décadas depois. Dada igualmente (penso) muita importância à auto-disciplina. Livros que falam sobre como acabar com os maus-hábitos, sobre como disciplinar-se, impôr-se objectivos a curto, médio e longo prazo, sobre como Planear a vida - serão, desconfio, best-sellers. E também o serão livros que falam sobre como poupar, quais as melhores formas de poupar dinheiro, ou que falam sobre a economia de uma forma mais terra a terra e dão conselhos práticos e de senso-comum. Ex: como organizar as finanças pessoais, como abrir o seu próprio negócio, como poupar para a velhice - e vão explicar os passinhos todos, na prática, como é que as coisas se Fazem: onde ir, o que fazer, pagar o quê a quem, etc.
Também será dada muita importância ao auto-controle emocional. Será o fim (ou o ¨esfriar¨ pelo menos) da Comédia Romântica? Os filmes de amor serão mais ¨depressivos¨, sem final feliz? Filmes de amor depressivos...? (Quem é que vai roubar as flechas ao Cupido?!, lol)

Desporto que coloque ênfase no auto-controlo e auto-disciplina vai ser o mais valorizado. Estou a pensar nas artes marciais.
Talvez um reavivar da Medicina Tradicional (isto já existe, mas num sentido mais sagitariano e mais ¨new age¨ e global). Mas refiro-me especificamente à medicina tradicional praticada na terra de cada um, na sua zona, região ou país. Talvez haja um enfoque no seu aspecto Prático, Saudável, Terreno, ¨no new age foolishness¨, baseado no senso comum e na Experiência de Vida dos Antepassados (e a medicina praticada, esta, talvez seja mais territorial, mais tribal, sem necessidade de sair e ir buscá-la ao estrangeiro). De repente a mezinha da vovó ou da titi que tem setenta e oito anos vai ser muito procurada. Talvez produtos baseados ou feitas nessas (e dessas) curas tradicionais (chá de barbas de milho para infecções urinárias, por exemplo) tenham um grande sucesso nas vendas e com o público. Há um retornar à terra, à tribo, às origens. Sucesso e procura de produtos tradicionais regionais de todo o tipo. Talvez um revitalizar das Feiras, do comércio das feiras. Talvez, até por necessidades económicas, a malta deixe de frequentar os hipermercados e passe a fazer as compras da semana lá, procurando produtos feitos e cultivados por locais. Talvez dificuldade em importar comida (e estou a pensar, por exemplo, em greves das transportadoras - o que pode parar um país numa semana), o que obrigaria a malta a ir à feira e comprar produtos locais.

As pessoas, pergunto-me, passarão a vestir-se mais de roupas escuras? Mas privilegiando materiais tradicionais: lã, linho, algodão... Uma moda mais conservadora e formal, menos pele à mostra.
Dado tremendo ênfase ao fazer dinheiro, ao ser perspicaz e ter sucesso nos negócios.
Restruturação da forma como se faz negócio - em que se passa de um modelo psicopata (vale tudo para vencer, ganhar, é ¨moralmente certo¨ esmagar o oponente), para um modelo em que devemos ser todos responsáveis uns pelos outros, em que não é aceitável levar uma família à pobreza ao pagar-lhe salários de miséria só para que o lucro da empresa seja superior. Isso vai ser visto como inaceitável (let's hope. A minha lua em Sagitário é por vezes demasiado Optimista and runs on faith).
Mudanças na forma como se Governa. Novas formas de Governo? Talvez no início deste trânsito se iniciem Ditaduras de algum tipo e, após a rebeldia do Povo, nasça um novo modelo de governação com ênfase na Responsabilidade de quem governa, governando-se em controlar, sem ser autocrático?
Nova forma de se fazer controlo, de Policiar a população (controlo excessivo da polícia aos seus cidadãos, o que gerará uma revolta dos mesmos? Vamos ver o que a quadratura de Plutão em Capricórnio - Governo - com Urano em Carneiro - jovens, adolescentes, em mim ninguém manda!, grita o indivíduo - em 2010 nos reserva...) Talvez este embate seja entre a Velha Ordem (Plutão em Capricórnio) e a juventude, Pioneira de uma Revolução Radical (Urano em Carneiro). Não sei, logo se vê. Andei foi a ver os meus trânsitos e não me agrada o ano de 2010 para mim...

Novas formas de arquitectura, novos paradigmas, novas formas de construir (e também destruir?) casas? Novas técnicas para tornarem os edifícios Simples, Prático, Funcionais, EFICIENTES no gasto energético, com um estilo Minimalista...? Um estilo funcional, menos preocupado com conforto (mas, ao mesmo tempo preocupado com o Luxo, que não tem de ser necessariamente sinónimo de conforto). Edifícios, os Institucionais, de Governos, Bancos, Grandes Empresas Financeiras, e também os dos Abastados, Altos e Imponentes, que esmagam o espectador com todo o peso da sua Grandeza, luxuosos, decorados com obras de Arte Antigas, tradicionais? Com esculturas (capricórnio)? (E estou a pensar na arte estatuária do Renascimento, por exemplo. Plutão em trânsito por Capricórnio também aconteceu durante o séc. XVI do Renascimento Europeu).

Novas formas de esculpir a pedra, de fazer escultura? Novos instrumentos? Que usam algo retirado das entranhas, das profundezas (Plutão) da terra? Não sei se já existem ferramentas que usam o diamante, por exemplo, penso que sim. Mas pode ser outro material qualquer.
Novos artistas, escultores, que serão muito famosos nessa altura? Tipo Miguel Ângelo... Não sei se o serão porque farão algo Revolucionário (huumm, é bom estar atento à cena artística, às novas tendências, a partir de 2010, quando plutão e urano estarão em quadratura), um corte abrupto (plutão) com o Passado (capricórnio); ou se conseguirão incorporar o velho (capricórnio) com o novo (urano em carneiro). Talvez o que se faça durante este trânsito, artisticamente (em pedra, pintando, ou até na música) perdure por séculos e seja considerado um Clássico valioso daqui a cem anos ou mais.
Maybe - again, I have no idea.

Penso que os que têm menos dinheiro quererão uma casa funcional, simples, de linhas harmoniosas e direitas (e reparo na sincronia do sol a iluminar estas palavras enquanto as passo no alphasmart), sem muitas curvas e ângulos, com uma horta onde possam cultivar produtos orgânicos para consumo próprio; uma casa feita, quem sabe, à moda antiga: de pedra, com barro, com adobe, madeira, areia, palha ou xisto, com os produtos tradicionais de cada área. Tudo materiais artesanais que farão (quem sabe) um triunfante e retumbante comeback. Outra coisa boa: casas mais baratas? Talvez, quem sabe, a malta (e agora penso em Portugal) repovoe o interior agora desertificado e recupere muitas antigas vilas e antigos modos de vida e subsistência (se calhar porque serão obrigados a isso por motivos económicos, não sei... ou se calhar o Governo oferece um corte substancial nos impostos o quem o faça. Para isso acontecer as coisas teriam de estar mesmo Mal nas cidades...)

Era giro que os reality shows acabassem de vez e se regressasse a uma forma de entretenimento menos espalhafatosa, mais madura. Algo mais sóbrio como antigamente.
Não sei se as minhas ¨previsões¨ estão correctas ou não. Marquem nos vossos calendários - reler este artigo em Novembro de 2024, quando Plutão sair de vez de Capricórnio e entrar em Aquário, o signo do Povo (e do Comunismo, hehe, e das novas tecnologias). 16 anos...!

Voltando atrás. Leio no ¨Manual Completo de Astrologia¨de Julia e Derek Parker que uma das características do capricorniano é o seu ¨humor negro¨. Huum, ¨prevejo¨ que filmes cujo principal atributo seja este serão blockbusters. Hollywood, abre os ouvidos, I shall say this only vonce. E livros também. Hum! Eu, se tivesse Paciência e Pachorra e Disciplina Diária acho que escreveria um livro recheadinho de humor negro - mas ando afastada da escrita ficcional em narrativa há uns tempos.
Mais coisas a ter em conta durante este trânsito: compromissos convencionais de todo o tipo vão ser tidos muito em conta. À instituição do casamento vai ser dada a importância que era dada antes, me thinks. Não sei o que isto fará às novas formas de casamento, espero que não as oblitere, mas que haja espaço para as receber no seu seio. Novas formas de casamento (ou: a Cristalização, a aceitação formal enfim dos casamentos gay?), novas formas de associações contratuais.
Contratos menores, mas com mais regras? Enxutos, mas ¨to the point¨?

Talvez se se case cada vez mais tarde. Talvez se celebrem cada vez mais casamentos por razões puramente económicas (a coisa mais estúpida que se pode fazer é casar por dinheiro). Como referi antes, não se dará relevância ao mostrar de sentimentos, ao ser ¨sensível¨ (isso só com Plutão em Peixes, desconfio - em 2040). Vai-se valorizar no parceiro o facto de se saber controlar emocionalmente (quiçá seja assim, não sei). Durante este trânsito os pais vão estar mais preocupados com o sucesso escolar dos filhos do que com a sua expressão emocional jovial (diferente de Plutão em Sagitário, penso). O importante são as notas! E é bom que sejam altas. Não tragam para casa testes com 51%. Os pais vão esperar 90%! O que os filhos têm que dar aos pais, sobretudo (o que é esperado deles), é Orgulho pela sua Excelência Académica. Quando têm as notas que ¨devem¨ ter - vão recompensá-los com presentes caros.
Capricórnio está relacionado com a prata - se eu tivesse dinheiro acho que desatava a comprar prata (e ouro - cujos preços não páram de subir e subirão mais ainda)! Penso que vai bastante valorizada, procurada.
Ainda no livro que mencionei antes há os seguintes alimentos relacionados com Capricórnio:

-¨Carne, batatas, cevada, beterraba, espinafres, malte, nêspera, cebola, marmelos, alimentos com amido como a massa.¨

Portanto uma carência destes alimentos? Uma carência de cerveja (malte), de ¨marmelada¨ (o que, num sentido simbólico, me fala novamente de repressão de sentimentos), de massas... menos pão? Ou pão tão caro que se torna um produto de ¨luxo¨? E se o povo decide voltar a confeccionar o seu próprio pão?
Ó ié, fun times. Nothing to eat. Ou se calhar estes alimentos continuam a existir em abundância, mas não se pode comê-los porque estarão de algum modo ¨envenenados¨ (Plutão) ou impróprios para consumo devido a práticas agrícolas desastrosas e tóxicas para a Saúde Pública (pesticidas, transgénicos...). Estejam atentos às notícias, particularmente às que falam sobre comida envenenada, estragada, à larga escala, imprópria para consumo humano (lembro-me da China e do caso do leite -e não só - com Melamina que envenenou muitas crianças: plutão em oposição a Caranguejo). De uma maneira ou de outra este plutão em trânsito parece estar a afectar a saúde das crianças e até a matá-las (e também a sua liberdade, vi várias notícias que falam no encarceramento de crianças pequenas, nem sequer adolescentes. Um, por exemplo, tem 8 anos e matou 2 homens, um deles o seu pai. Muito perturbador). Haverá mais casos destes no futuro, em que as acções governamentais e ou institucionais ou de Grandes Empresas e Associações (algumas até ligadas ao universo das crianças, comercializando produtos especificamente para elas. E agora de repente pensei em empresas que comercializam comida de bebé...), mais interessadas no lucro e no benefício próprio, afectarão a saúde e a vida das crianças do mundo inteiro? Acções que provoquem a sua morte, por negligência, por ganância, por descaso - ou até de propósito?

Também:
- patriotismo exacerbado. Expulsão do Estranho, Diferente, do Estrangeiro, do que não pertence à Tribo. Maiores restrições à Emigração. Não mencionei antes a eclosão de ditaduras, mas é uma hipótese demasiado... provável. Censura, novamente, quem sabe? Auto e externa, imposta. (Há certas coisas que não se podem dizer! Ofende o Bom-Gosto e a Moral e os Bons Costumes!).

E depois tudo o resto de que já estão conscientes: Bancos a irem à falência, grandes companhias Financeiras e económicas a irem desta para melhor, e agora os grandes fabricantes de carros a darem o badagaio - primeiro é o pânico, quedas, contracções, só no fim alguns sobreviverão. Porque aplicaram (ou aplicarão) as novas regras de comércio justo e honesto e transparente.
Também:
- muita importância da Eficiência Energética. Para carros, casas... (onde eu vivo, por exemplo, foi-me dito numa mercearia que vão deixar de comercializar as lâmpadas incandescentes - no armazém estão ao dobro do preço e parece que vão deixar de existir). Isto vai reflectir-se no preço final do produto, quanto mais eficiente, eficaz e menos gastador - mais caro fica (penso eu...). Paga-se pela qualidade indubitável. Energias alternativas tratadas como uma Necessidade para Sobreviver.

E a música? Não faço ideia... Depressiva? Talvez muito Blues e Fado. Back to Basics: pure Rock&Roll? Ou uma proeminência de Cantautores? Muita Ópera e música Clássica? Uma reinvenção desses géneros?

E um pensamento final em termos de moda e estilismo: Black is Back, Baby!

Acho que é tudo. Acrescentem vós mesmos outras possíveis manifestações no meu Guestbook, se quiserem.

Eish, sete páginas A4 escritas. 'Tou imparável. E tenho de comprar um caderno novo.

/Dunya in Profet Mode Over and Out

[2872 palavras]

Sem comentários: