quarta-feira, julho 08, 2009

Eclipses de Julho 1991 e eclipse de 22 de Julho de 2009

Em Julho de 1991 houve 2 eclipses que pertencem (penso) à mesma série de Saros do que vai acontecer agora a 22 de Julho de 2009. Dizem-nos sempre para olhar para trás, para ver o que sucedeu nessa época, de modo a termos uma ideia mais ou menos clara do tipo de temas que vão estar de novo presentes.

Esse, se não me engano, foi o Verão em que fui voluntária no departamento de Arqueologia da Câmara Municipal de Loures. Adorei. Era só passear e ir recolher cacos, lol. Foi aí que decidi ser arqueóloga (uns anos mais tarde mudei de ideias, mas isso agora não interessa).

Parece que MERCÚRIO é sempre Imensamente relevante para mim. Nesse ano tinha atingido por Progressão o meu MC e estava a ter uma conjunção de Quíron em Julho (o Merc. natal). Além do mais vi outros trânsitos significativos: Saturno em trânsito conjunto ao meu Júpiter natal na casa 3 (as escavações eram nos arredores); o Nódulo Norte em trânsito estava em trígono perfeito com a minha Vénus natal (penso que fui paga por esse trabalho, já não recordo bem) e o Plutão tinha acabado de entrar na minha casa 1. Além do mais Júpiter em trânsito estava em cima do meu Sol (muita confiança, muita alegria, adorava aquele trabalho).

Cada vez que Mercúrio é atingido parece que eu tomo uma importante decisão na minha vida. Talvez por ser o planeta Oriental (que nasce antes do Sol). O aspecto mais Exacto que ele faz é com o... MC. Um semisextil. MC a 27º14' Leão e Mercúrio a 27º46' Caranguejo.

O que é que vou Escavar desta vez? :p
(Mercúrio rege a casa 8 - escavações; e Saturno - pedrinhas - está lá.)

Ponto Médio Saturno/MC: 29º02' Caranguejo (mesmo ao pé do Mercúrio e a receber partil - partilíssimo! Pelo menos ao grau - o eclipse de 22 de Julho).

No livro "Manual Completo de Astrologia" de Julia e Derek Parker a definição é esta:

Saturno/Meio do Céu (Ponto Médio em conjunção com Mercúrio natal): "Necessidade de mudança. O que nem sempre é vantajoso." (Lá isso é verdade: várias vezes mudei de ideias sobre o rumo a tomar em termos de profissão, carreira...)

Se, no entanto, este Ponto Médio, estiver a ter um trânsito de Mercúrio, a leitura é: "Mudanças forçadas no trabalho. Bons argumentos para a mudança".
(Claro que a 22 de Julho Mercúrio não vai estar em conjunção com o meu Merc. natal, mas era só para dar uma ideia geral, uma imagem geral do possível significado. Que nem sequer sei se vai ser este. Como é um eclipse: completo Redireccionar da carreira/profissão? Ou um completo Reestruturar da mesma?)

Desta vez, julgo, penso que vou andar mais uma vez a Escavar! Mas talvez a psique humana :p Talvez em temas mais direccionados para o Oculto.

Por acaso nesse dia também Mercúrio em trânsito activa o Ponto Médio Sol/Mercúrio (a um grau). Sol rege a casa 10 (carreira) e Mercúrio rege a já mencionada casa 8. Fingers crossed for occult learning!

And, funny thing is!, o grau 18º Virgem está novamente a ser activado, desta vez por uma conjunção de Saturno com a minha Vénus natal (e por uma quadratura com a Vénus em trânsito, mas vamo-nos concentrar no Positivo!).

Em termos de aspectos no meu Mapa Progredido vejo: Mercúrio progredido em Balança a 2 graus de uma conjunção com Plutão progredido (já perto do MC progredido também). Ou seja: digging deep. Ir, psicologicamente, quiçá, ao cerne da questão? Este Merc. P. vai sofrer também os efeitos do eclipse através de um Sextil.
Além disso Marte em trânsito a 6º Gémeos está em trígono com o MC progredido a 5º Balança e também em trígono com o Júpiter natal (que, por sua vez, está igualmente em trígono partil com o MC Prog.). Ou seja, um grande trígono em Ar. Moooontes de auto-confiança??? Se calhar confiança a mais, lol. Muita vontade de me pôr em acção? Se calhar impulsividade a mais...

Há menos aspectos "positivos" desta vez (comparando com o eclipse de 1991), mas é melhor esperar para ver a manifestação dos mesmos.

Eu acho que vou "cavar", mas se calhar de outra maneira.
Enfim, logo se vê.

E vocês, lembram-se do que sucedeu em 1991?

Sem comentários: