sexta-feira, março 17, 2006

casa pia




Notícia da TVI de 16-3-2006
"2006-03-16 18:34
Casa Pia
Testemunha incrimina Jaime Gama e Ferro Rodrigues
Apesar dos crimes já terem prescrito, os advogados da Casa Pia consideram que estes devem ser de novo investigados.

«Mário», nome fictício, disse ao tribunal que nos anos oitenta, na casa dos «RR» no Restelo, em Lisboa, sofreu abusos sexuais por parte de Jaime Gama, actual presidente da Assembleia da República, e ainda por Paulo Pedroso.

A testemunha acrescentou que, na casa de férias da Casa Pia, em Colares, Sintra, também foi abusada por Ferro Rodrigues, Manuel Abrantes e Luís Rebelo, antigo provedor da instituição. O rapaz disse que foi fotografado por Ferro Rodrigues quando estava a sair nu da casa de banho.

Foi um depoimento em que confirma tudo o que já tinha dito antes ao Ministério Público durante a investigação. Esta testemunha é mais uma entre muitas outras que acusa em tribunal, Ferro Rodrigues e Paulo Pedroso, entre outros.

O relato da testemunha condiz com o que o arguido Carlos Silvino já tinha dito ao tribunal. Ou seja, que na Casa dos «RR» havia festas com sexo à mistura, e que envolviam rapazes menores.

A testemunha disse que entre os 6 e os 16 anos de idade, também foi alvo de abusos sexuais por parte de Carlos Silvino, Jorge Ritto e Carlos Cruz. O depoimento de «Mário» vai continuar na próxima segunda feira."



Notícia do... DN de 17-3-2006
"Jovem implica Gama, Ferro e Paulo Pedroso

O jovem que está a prestar depoimento no julgamento do processo da Casa Pia implicou, ontem, o actual presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, os ex-dirigentes socialistas Ferro Rodrigues e Paulo Pedroso, o treinador-adjunto do Benfica Fernando Chalana e o ex-provedor Luís Rebelo em práticas de abusos sexuais. Questionado pelo advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa Carlos Cruz, se foi abusado por outras pessoas que não estão a ser julgadas, a testemunha foi autorizada pela juíza Ana Peres a mencionar os nomes.

As referências àqueles nomes tinham sido já feitas por esta testemunha, ex-aluno da Casa Pia, actualmente com 24 anos, durante a fase de inquérito do processo. Enquanto Paulo Pedroso chegou a ser constituído arguido - tendo sido ilibado do processo após trânsito em julgado de um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa -, Ferro Rodrigues, Jaime Gama, Fernando Chalana e Luís Rebelo nunca foram confrontados com as acusações. Gama e Ferro chegaram a processar este jovem, sendo que os respectivos inquéritos correm no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

Segundo relatou este jovem ao tribunal que o ouviu à porta fechada, as alegadas situações de abuso sexual e que envolviam os nomes citados decorreram na chamada "Casa dos Érres", no Restelo, num apartamento do embaixador Jorge Ritto, em Cascais, e numa colónia de férias da Casa Pia, em Colares.

Dos actuais arguidos, a testemunha afirmou ter sido sexualmente abusada por Carlos Cruz, Jorge Ritto, Manuel Abrantes e Carlos Silvino (Bibi).

À saída da 157.ª sessão do julgamento, confrontado com as declarações prestadas pelo jovem, José António Barreiros declarou: "Diria que são os mesmo nomes constantemente referidos e esse é um problema que terá que ser resolvido. Uma coisa são as decisões dos tribunais, outra coisa são as convicções íntimas das pessoas que sentem que a verdade é esta e que o seu dever é transmitir essa verdade."

Para este advogado, que representa as alegadas vítimas, "deve haver uma investigação que aclare definitivamente estas dúvidas para benefício de toda a gente".

Entretanto, a defesa de Carlos Cruz recebeu ontem o relatório dos exames de personalidade a que o arguido foi sujeito no Hospital Miguel Bombarda. O documento, divulgado pela Lusa, é inconclusivo quanto a uma relação entre a personalidade de Cruz e comportamento pedófilos."





Sem comentários: